Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Meteorologia

Este bacharel estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos, para entender os processos físicos e químicos que determinam as condições atmosféricas

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 22 Maio 2019, 16h49 - Publicado em 30 Maio 2012, 15h11
Meteorologia
(GE/Guia do Estudante)

Este bacharel estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos, para entender os processos físicos e químicos que determinam as condições atmosféricas nas mais variadas escalas espaciais e temporais, desde a turbulência local até a circulação oceânica.

O meteorologista analisa dados relativos a ventos, chuvas, insolação, temperatura e umidade do ar, para prever o tempo nas diversas regiões do planeta. Também interpreta gráficos, imagens de satélites e radares, usando mapas e programas específicos de computador, além de avaliar a poluição do ar a fim de prever sua dispersão.

O que você pode fazer

Agrometeorologia: elaborar boletins do tempo para empresas e produtores rurais, definindo a época mais adequada para o plantio e a colheita de safras agrícolas.

Área operacional: estudar as condições climáticas para orientar o tráfego aéreo e marítimo.

Biometeorologia: pesquisar a relação entre a vida animal e vegetal e a atmosfera, para prevenir e reduzir alterações climáticas. Estudar as relações entre doenças e o clima.

Climatologia: analisar imagens de satélites e construir modelos numéricos em computadores para determinar as condições de tempo e prever o clima.

Hidrometeorologia: estudar o regime das águas das chuvas e dos rios para prevenir enchentes.  

Instrumentação meteorológica e ambiental: projetar, construir e operar equipamentos empregados na meteorologia.  

Meteorologia ambiental: estudar a poluição atmosférica e as condições climáticas em que os poluentes se concentram e se dispersam e o conforto ambiental em áreas públicas.  

Previsão do tempo: fazer a previsão do tempo para jornais, rádio, TV ou websites, ou prestar assessoria a agências e empresas do setor da construção civil e do turismo.  

Radiometeorologia: estudar as influências meteorológicas na área de telecomunicações para evitar interferências na transmissão e na captação de ondas.

Mercado de Trabalho

Como há poucos cursos de meteorologia no Brasil, o mercado carece do profissional. Sua atuação vai muito além da previsão do tempo. A preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas têm elevado a procura pelo graduado. Outros campos em evolução são a de operação de radares e de energia eólica e solar.

O bacharel também atua no gerenciamento e na medição da poluição atmosférica e trabalha em aeroportos, prevendo condições atmosféricas para pousos e decolagens.

Um campo recente e que vem crescendo é o de desenvolvimento de novas tecnologias associadas à meteorologia, como aplicativos para previsão do tempo e sistemas computacionais que simulam mudanças na atmosfera. As vagas estão principalmente em empresas de meteorologia, mas crescem as oportunidades no setor público.

Os ministérios da Marinha e da Aeronáutica, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e o Instituto Nacional de Meteorologia são tradicionais empregadores. Companhias de saneamento ambiental e empresas de geração e transmissão de energia elétrica também contratam meteorologistas.

Quem se dedica à meteorologia ambiental encontra perspectivas animadoras em secretarias estaduais e municipais de Meio Ambiente. Empreendimentos do setor agrícola também carecem de profissionais. A Região Sudeste se destaca como um grande polo de absorção desse profissional, principalmente o eixo Rio-São Paulo.

Curso

Os dois primeiros anos são voltados para as matérias básicas, e, por isso, você pode esperar muitos cálculos em aulas de física e matemática. As disciplinas específicas incluem meteorologia física, climatologia, agrometeorologia e sensoriamento remoto.

Há muitas atividades em laboratórios, nas quais o aluno desenvolve intenso treinamento empregando técnicas de previsão do tempo e se familiarizando com o uso de radares, satélites e sensores meteorológicos.

A realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórias.

Duração média: 4 anos.

Outro nome: Ciên. Atmosféricas.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Meteorologia
Mundo do Trabalho
Meteorologia
Este bacharel estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos, para entender os processos físicos e químicos que determinam as condições atmosféricas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.