logo-ge

Negócios Imobiliários

Este tecnólogo é, basicamente, um corretor que atua na venda, na compra, na locação e na permuta de imóveis

Este tecnólogo é, basicamente, um corretor que atua na venda, na compra, na locação e na permuta de imóveis (residências, prédios, salas comerciais, terrenos etc.). Ele é responsável por garantir ao cliente ou à empresa em que trabalha bons contratos e condições de pagamento na comercialização de imóveis. Para isso, é sua função analisar o estado de conservação, o valor de mercado e a documentação do bem.

Em imobiliárias e incorporadoras, pode trabalhar também nas áreas de planejamento e marketing. Como autônomo, assessora o cliente durante o processo de venda ou compra do imóvel, orientando desde a escolha do terreno até as condições de ocupação do bairro onde ele está situado.

Esse tecnólogo atua, ainda, na indústria de construção civil, em escritórios de advocacia na área imobiliária e em administradoras de condomínios. O diploma garante o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), necessário para atuar na área.

Mercado de Trabalho

O mercado imobiliário apresentou leve recuperação este ano, mas a oferta de imóveis ainda é maior do que a procura, causando redução nos preços e atraindo compradores. A tendência é de estabilização tão logo a economia se normalize. Mesmo durante momentos de dificuldades, há nichos que permanecem aquecidos.

A venda de imóveis de luxo e superluxo é um deles. Esse setor apresentou crescimento nos últimos anos, especialmente no Rio de Janeiro. O tecnólogo pode trabalhar em imobiliárias e empresas de loteamento e urbanização ou atuar como autônomo, recebendo uma porcentagem da venda (cerca de 6% do valor do imóvel).

Sul e Sudeste concentram grandes lançamentos residenciais e comerciais. No Nordeste, o forte é o aluguel ou venda de imóveis para turistas – muitos estrangeiros buscam uma propriedade na região. No Centro-Oeste, o destaque são os imóveis rurais.

Curso

Esta graduação tecnológica contempla matérias fundamentais para a boa negociação no mercado imobiliário, tanto na venda quanto na locação dos diferentes tipos de imóveis. Além de disciplinas das áreas de economia, administração e direito, o currículo inclui conteúdos relativos à ética empresarial, legislação social, orçamentos e economia de mercado.

A formação específica do curso está voltada para três modalidades de direito (comercial, imobiliário e urbano), além de avaliação de imóveis e política urbana (urbanização e loteamento). O estágio é normalmente opcional. Atenção: a UFMA, em São Luís (MA), oferece um bacharelado em Ciências Imobiliárias (veja na pág. 60).

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Gestão de Neg. Imob.; Gestão Imob.

 

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado