Papel e Celulose
Este tecnólogo gerencia todas as fases da produção na indústria de papel e celulose e em fábricas de reciclagem
Este tecnólogo gerencia todas as fases da produção na indústria de papel e celulose e em fábricas de reciclagem. Faz estudos, ensaios e experimentos sobre as características da madeira. Também controla as etapas do tratamento químico para a transformação da matéria-prima e o acabamento do produto final, avaliando, inclusive, o padrão de qualidade.
Planeja, executa e supervisiona os processos de secagem e corte na produção de papel. Cuida do controle de resíduos e da gestão de custos e qualidade do processo. Pode trabalhar em oficinas de papel artesanal e em órgãos ambientais.
O mercado principal está nas 220 indústrias de papel e celulose distribuídas por 16 estados. O curso começa com as disciplinas básicas em matemática, química, física e estatística. A fase profissionalizante inclui conteúdos como biodegradação e preservação da madeira e propriedades do papel.
Completam o currículo auditoria ambiental, tratamento da água e efluentes e gestão da qualidade. É exigido estágio.
As instituições podem pedir um trabalho de conclusão de curso ou um projeto que integre os vários conteúdos aprendidos.
Duração média: 3 anos.
Curso
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado