logo-ge

Processos Metalúrgicos

Este tecnólogo planeja, opera e supervisiona processos na indústria metalúrgica

Este tecnólogo planeja, opera e supervisiona processos na indústria metalúrgica. Ele cuida dos materiais e dos equipamentos envolvidos em processos como laminação, forjamento, fundição, siderurgia, moldagem, tratamento térmico e superficial.

Também planeja e gerencia o descarte e reciclagem de resíduos provenientes dos processos metalúrgicos. Durante o curso, o aluno recebe base de conhecimento sobre os diferentes materiais, suas propriedades e aplicações.

O currículo inclui metalografia e corrosão, por exemplo, ao lado das disciplinas básicas de física, química e matemática, e das matérias sobre os diferentes processos metalúrgicos. Algumas escolas exigem a realização de estágio supervisionado e a entrega de um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 3 anos.

Veja também

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado