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Relações Públicas

O bacharel em Relações Públicas (RP) promove a boa imagem de empresas ou instituições junto a seus públicos

O bacharel em Relações Públicas (RP) promove a boa imagem de empresas ou instituições junto a seus públicos. Para isso, define estratégias e executa projetos de comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização.

Seu trabalho se volta tanto para o público externo (clientes, fornecedores e agentes do governo) quanto para o interno (funcionários). Organiza programas de integração com a comunidade e atividades promocionais. Costuma atuar em equipes formadas por administradores, profissionais de marketing e jornalistas.

Dá para ingressar na carreira como tecnólogo.

 

O que você pode fazer

Administração Promover ações para a valorização de uma empresa e suas marcas. Criar canais de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.

Atenção ao cliente Atender a solicitações e reclamações dos consumidores com o objetivo de orientar a melhora de qualidade dos produtos ou dos serviços prestados pelas empresas.

Cerimonial e protocolo Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.

Comunicação institucional Divulgar as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.

Eventos Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.

Pesquisa de opinião Coletar informações sobre o público interno e externo da empresa a fim de elaborar planos de comunicação.

Planejamento estratégico Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.

Projetos institucionais Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, coordenando sua adequação à filosofa e aos objetivos da instituição.

Redes sociais Planejar e produzir conteúdo para redes sociais e monitorar comentários dos internautas.

Relações governamentais Elaborar planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo.

Mercado de Trabalho

As mídias sociais oferecem novas oportunidades para este bacharel, contratado para promover ações que gerem conteúdos para esses meios, além de monitorar os comentários feitos na rede sobre a companhia que o contrata e gerenciar conflitos envolvendo o cliente.

As grandes corporações são os principais empregadores, mas há vagas em hospitais, organizações públicas e do terceiro setor, agências de RP e promotoras de eventos.

Dominar um segundo idioma, principalmente o inglês ou espanhol, é fundamental para se dar bem no mercado.

Curso

O currículo mescla aulas de comunicação, como organização de eventos, política de comunicação e estudos de mídia, com aulas de administração, economia e pesquisas de opinião pública. O curso costuma ser ofertado como uma das habilitações da graduação em Comunicação Social. A realização de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Atenção: A UCS (RS) oferece o curso com foco em comunicação organizacional. Na Unipampa (RS), a ênfase é em produção cultural.

Duração média: 4 anos.

Outro nome: Comun. Soc. (rel. públ.).

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado