Oftálmica
É a aplicação de exames oculares que ajudam o oftalmologista na prevenção, no tratamento e no diagnóstico de problemas e alterações dos olhos e da visão
Este tecnólogo dá suporte ao trabalho do oftalmologista. Ele aplica exames oculares que ajudam na prevenção, no tratamento e no diagnóstico de problemas e alterações dos olhos e da visão. Também mede a percepção e a amplitude visual, o desempenho de cada um dos olhos e a capacidade de identificação das cores, operando equipamentos de fotografa ou ultrassonografia ocular, por exemplo.
Por se tratar de um profissional que atua na prevenção e na promoção de saúde, é necessário que conheça o processo visual completo, em seus aspectos fisiológicos e funcionais. Ele trabalha sob a supervisão de um oftalmologista, em consultórios e clínicas especializadas ou em unidades hospitalares de cirurgia ocular.
O que você pode fazer
Instrumentação Fazer instrumentação em cirurgia de olhos, sob a supervisão do médico.
Exames oculares Manusear equipamentos oftalmológicos, como retinógrafos, e realizar exames para avaliação e tratamento de doenças oculares, como estrabismo.
Manutenção Planejar e implementar programas de manutenção preventiva de aparelhos oftalmológicos.
Gestão e marketing Atuar na área de vendas ou marketing de empresas de equipamentos oftalmológicos e do setor de saúde. Administrar firmas de produtos oftalmológicos.
Mercado de Trabalho
Clínicas oftalmológicas das grandes capitais são o principal campo de trabalho do tecnólogo. Outros estabelecimentos dedicados ao tratamento e à prevenção de doenças oculares, como hospitais, também demandam o profissional. Em parceria com o oftalmologista, o tecnólogo faz instrumentação em cirurgias oculares. Multinacionais do setor de saúde e empresas de equipamentos oftalmológicos costumam contratá-lo como representante comercial ou para atuar nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos ou consultoria técnica.
No estado de São Paulo são oferecidas vagas em concursos públicos para esse graduado. Por ser uma profissão relativamente nova, as melhores oportunidades estão concentradas nas localidades mais industrializadas e populosas da Região Sudeste.
Curso
Os estudos começam com disciplinas básicas da área da Saúde, como anatomia, fisiologia endócrina e neurofisiologia, que fornecem os conhecimentos fundamentais sobre o corpo humano. Do núcleo específico fazem parte matérias como instrumentação cirúrgica oftalmológica, morfofisiologia da visão e óptica clínica.
O currículo abrange, ainda, matérias que fornecem ao aluno o conhecimento técnico e operacional dos aparelhos oftalmológicos e habilidade no seu manuseio. Também há boa carga de atividades práticas durante a graduação. O estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso de caráter científico são obrigatórios.
Duração média: 4 anos.
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado