PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Terapia Ocupacional

Conheça as atividades empregadas pelo terapeuta ocupacional, o mercado de trabalho da profissão e os tipos de curso

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 22 Maio 2019, 17h28 - Publicado em 7 jun 2012, 17h07
Terapia Ocupacional
(GE/Guia do Estudante)

O terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais. Ele usa tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Ele elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver no paciente autoconfiança. Também cria e faz a avaliação de atividades físicas, podendo prestar atendimento individual ou em grupo.

Seus principais campos de trabalho incluem clínicas, casas de repouso, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de reabilitação, creches e empresas. Além disso, o profissional está habilitado a prestar atendimento aos pacientes em domicílio.

O que você pode fazer

Educação: acompanhar o desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem. Promover a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular.

Gerontologia: atuar na reabilitação e na reintegração social de idosos.

Psiquiatria e saúde mental: tratar de portadores de distúrbios psíquicos, com o objetivo de promover a inclusão social e ocupacional.

Reabilitação funcional e profissional: promover o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e prestar assistência a portadores de deficiência física. Promover também a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais.

Reintegração social: ajudar na reintegração à sociedade de viciados em drogas, menores infratores ou carentes.

Mercado de Trabalho

Há cerca de 15 mil terapeutas ocupacionais no país e, com exceção da região Sudeste, há carência desses profissionais em todo o Brasil. isso fez com que esse bacharel fosse incluído no programa Mais Médicos, implantado pelo governo federal em 2013, cujo objetivo é levar profissionais de saúde para lugares distantes dos grandes centros urbanos. Ele integra equipes multidisciplinares em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Programa Saúde da Família. Também tem oportunidades em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest).

No ambiente corporativo, ele é contratado para trabalhar na prevenção de doenças ocupacionais, implementando programas de ginástica laboral e campanhas voltadas, por exemplo, a orientar os trabalhadores sobre a posição correta de se sentar a fim de se evitarem problemas de coluna.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, é o órgão governamental que coordena os serviços socioassistenciais entre as três esferas do poder público – municipal, estadual e federal. E a Terapia Ocupacional está entre as atividades contempladas pelo sistema, que foca no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os profissionais se beneficiam, ainda, da resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece em 12 o número de sessões de Terapia Ocupacional que os planos são obrigados a cobrir anualmente.

Curso

O currículo mescla disciplinas da área da Saúde, como anatomia, fisiologia e biologia, e das Ciências Humanas e Sociais – psicologia do trabalho e introdução à antropologia, por exemplo. Na parte profissionalizante, entram aulas de terapia ocupacional nas áreas de psiquiatria e deficiência mental e física. Algumas graduações dão ênfase ao processo terapêutico por meio da expressão artística.

A formação inclui disciplinas práticas a partir do segundo ano e o estágio é obrigatório em comunidades, hospitais, centros de saúde, asilos ou centros de reabilitação, no último ano. Também é preciso entregar uma monografa ao final do curso.

Duração média: 4 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Terapia Ocupacional
Mundo do Trabalho
Terapia Ocupacional
Conheça as atividades empregadas pelo terapeuta ocupacional, o mercado de trabalho da profissão e os tipos de curso

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.