logo-ge

Silvicultura

Este tecnólogo tem campo de atuação bastante semelhante ao do engenheiro florestal, mas com foco em silvicultura

Este tecnólogo tem campo de atuação bastante semelhante ao do engenheiro florestal, mas com foco em silvicultura – ou seja, no planejamento, no gerenciamento e na supervisão dos processos de melhoramento e manejo de florestas. Ele atende a demandas rurais, urbanas e industriais, sempre com foco no uso sustentável das matas.

Determina a melhor forma de plantar e produzir mudas, evitar pragas e doenças que possam atacar as florestas e controlar a qualidade da madeira. Pode trabalhar também no reflorestamento de áreas destinadas à exploração comercial pela indústria. Nos centros urbanos, trabalha em secretarias municipais, na produção de mudas e arborização, muitas vezes em parceria com o engenheiro.

Também gerencia programas de preservação, conservação e reflorestamento de vegetação nativa ou exótica. O currículo do curso tem disciplinas específicas em solo, ecologia, meteorologia, botânica, genética e melhoramento florestal. Para se graduar, são exigidos trabalho de conclusão e estágio supervisionado.

Duração média: 3 anos.

Veja também

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado