logo-ge

Sistemas de Telecomunicações

Com formação focada nas atividades práticas, este tecnólogo atua na mesma área do engenheiro de telecomunicações

Com formação focada nas atividades práticas, este tecnólogo atua na mesma área do engenheiro de telecomunicações. Trabalha em planejamento, gestão, implantação e manutenção de projetos de sistemas de telecomunicações, como telefonia, comunicação de dados, serviços celulares, TV a cabo e digital e outros. Desenvolve e implanta sistemas de transmissão de sinais por meio de satélites, cabos, fibras ópticas e micro-ondas.

Aprimora a qualidade dos sinais e controla os equipamentos de difusão de emissoras AM e FM, TVs por assinatura e de serviços de comunicação via rádio. Em redes de telefonia, gerencia a operação, estuda a viabilidade de sistemas e acompanha o cabeamento e a conexão de telefones, o teleprocessamento e a transmissão de dados.

Planeja, ainda, a utilização de redes LAN e WAN e dá suporte técnico a sistemas de telecomunicação. O curso enfatiza as disciplinas que integram aparelhos de telefonia e redes de computadores. Pode esperar muita eletrônica, elétrica, banco de dados e programação, inclusive com muitas aulas em laboratório. Estágio e trabalho de conclusão de curso costumam ser obrigatórios.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Gestão de Telecom.; Redes de Telecom.; Telemática.

Veja também

Fique de Olho

VÁRIAS OPÇÕES EM TELECOMUNICAÇÕES

A maioria dos cursos tecnológicos tem perfl mais técnico, com foco em redes e sistemas de telecomunicações.
Outros dão ênfase à telemática (como IFCE e IFPB). Este profissional atua no planejamento, no desenvolvimento, na implantação e no gerenciamento de serviços de informática por meio de redes de telecomunicações.

No curso de Gestão de Telecomunicações (Inatel-MG e Fac. Innovare SP), o aluno aprende a planejar, gerenciar e supervisionar serviços de telecomunicações em companhias de telefonia, operadoras de TV aberta e por assinatura e indústrias de componentes de telecomunicações.

 

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado