logo-ge

Sistemas de Telecomunicações

Com formação focada nas atividades práticas, este tecnólogo atua na mesma área do engenheiro de telecomunicações

(Pixabay/Reprodução)

Com formação focada nas atividades práticas, este tecnólogo atua na mesma área do engenheiro de telecomunicações. Trabalha em planejamento, gestão, implantação e manutenção de projetos de sistemas de telecomunicações, como telefonia, comunicação de dados, serviços celulares, TV a cabo e digital e outros. Desenvolve e implanta sistemas de transmissão de sinais por meio de satélites, cabos, fibras ópticas e micro-ondas.

Aprimora a qualidade dos sinais e controla os equipamentos de difusão de emissoras AM e FM, TVs por assinatura e de serviços de comunicação via rádio. Em redes de telefonia, gerencia a operação, estuda a viabilidade de sistemas e acompanha o cabeamento e a conexão de telefones, o teleprocessamento e a transmissão de dados.

Planeja, ainda, a utilização de redes LAN e WAN e dá suporte técnico a sistemas de telecomunicação. O curso enfatiza as disciplinas que integram aparelhos de telefonia e redes de computadores. Pode esperar muita eletrônica, elétrica, banco de dados e programação, inclusive com muitas aulas em laboratório.

Estágio e trabalho de conclusão de curso costumam ser obrigatórios.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Gestão de Telecom.; Redes de Telecom.; Telemática.

Veja também

Fique de Olho

VÁRIAS OPÇÕES EM TELECOMUNICAÇÕES

A maioria dos cursos tecnológicos tem perfl mais técnico, com foco em redes e sistemas de telecomunicações. Outros dão ênfase à telemática (como IFCE e IFPB).

Este profissional atua no planejamento, no desenvolvimento, na implantação e no gerenciamento de serviços de informática por meio de redes de telecomunicações.

No curso de Gestão de Telecomunicações (Inatel-MG e Fac. Innovare SP), o aluno aprende a planejar, gerenciar e supervisionar serviços de telecomunicações em companhias de telefonia, operadoras de TV aberta e por assinatura e indústrias de componentes de telecomunicações.

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado