Assine com até 65% de desconto

Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação é uma das áreas mais aquecidas e une competências técnicas, gerenciais e estratégicas

Por Redação Atualizado em 18 Maio 2020, 15h02 - Publicado em 11 out 2017, 18h02

O profissional formado em Tecnologia da Informação, mais conhecida como TI, é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos sistemas de tecnologia de uma empresa.

Ou seja, um bom profissional da área deve ser capaz de aliar competências técnicas, gerenciais e estratégicas.

Por estar diretamente ligada à tecnologia, TI é uma das áreas que mais cresce atualmente. É possível trabalhar na manutenção e criação de sistemas de uso interno para empresas e no desenvolvimento de sites e aplicativos, por exemplo.

Mercado de Trabalho

O mercado de TI é aquecido e amplo. O profissional pode encontrar oportunidades em empresas que desenvolvem sites e aplicativos (ou que prestam esse serviço a clientes), mas também em qualquer companhia que precise de tecnologia. Aí, enquadram-se bancos, seguradoras, indústrias e hospitais, etc.

Os profissionais que trabalham com programação de sites e aplicativos têm ainda a opção de serem freelancers. Eles podem tocar mais de um projeto ao mesmo tempo e, muitas vezes, até trabalham em esquema home office.

Curso

O curso específico de Gestão de Tecnologia da Informação é tecnológico e tem duração média de dois anos. Algumas faculdades, como a FGV, ainda oferecem cursos de especialização em TI.

O estudante pode só estudar IT por dois anos - mas o curso tecnológico também atrai quem já estudou Engenharia da Computação ou Ciência da Computação e busca uma especialização ainda mais específica.

A Gestão em Tecnologia da Informação tem disciplinas ligadas à programação, às Ciências Exatas, à gestão e à estratégia. Banco de dados, empreendedorismo, engenharia de software, gestão de serviços de TI e novas tecnologias são algumas das matérias que geralmente compõem os cursos.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Gestão de Tecnologia da Informação

LEITURA INDICADA:

Um Bate-Papo Sobre TI: Tudo que Você Gostaria de Saber Sobre ERP e Tecnologia da Informação, mas Ficava Encabulado de Perguntar, de Ernesto Mario Haberkorn

Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, de Roger S. Pressman e Bruce R. Maxim

Você também pode se interessar por:

Publicidade