Clique e assine GE Play por R$16,90

Teologia

O graduado em Teologia se dedica ao estudo das religiões e à análise de sua influência sobre a sociedade

Por Redação - Atualizado em 30 jul 2020, 21h11 - Publicado em 7 jun 2012, 17h21

Teologia: manual completo sobre o curso!

O que é teologia? Segundo o dicionário Oxford Languages, é a “ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo.”

O graduado em Teologia se dedica ao estudo das religiões e à análise de sua influência sobre a sociedade. Há diferentes tipos de estudo da teologia, desde a Teologia Básica – que possui somente 2 anos de duração e geralmente é ministrado em Igrejas somente para quem quer se aprofundar no conhecimento bíblico e/ou virar membro da congregação. 

Há ainda a Teologia ministrada em Seminários Teológicos, com foco em quem pretende seguir atividade sacerdotal, que dura até 4 anos. E, por fim, a graduação em Teologia, que pode durar de 4 a 5 anos, dependendo do aluno querer se formar somente em bacharel ou ainda seguir a licenciatura. Essa graduação é reconhecida pelo MEC e permite que seus estudantes não só se tornem líderes religiosos, como também pesquisadores da fé.  

Essas pesquisas podem ser nos campos da história, dos fenômenos e das tradições religiosas, interpreta textos sagrados, doutrinas e dogmas de diversas religiões. O pesquisador por fim associa essas informações com conhecimentos gerados por outras ciências humanas e sociais, como antropologia e sociologia, e identifica as relações entre a religião e diferentes culturas e grupos sociais. 

Para os que querem seguir o caminho religioso, a formação permite que se forme como padre ou pastor, por exemplo. Mas ele ainda pode trabalhar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Os licenciados nos cursos de Ciências da Religião podem dar aulas de ensino religioso e ética em escolas de ensinos Fundamental e Médio e também em ONGs, centros culturais e religiosos.

Fique de Olho

AS DIFERENÇAS ENTRE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

A Teologia está voltada para o estudo da fé, mas sempre de uma religião específica. Já Ciências da Religião estuda o fenômeno religioso na matriz indígena, africana e afro-brasileira, oriental, semita (ou ocidental) e não religiosa e sua relação com as diferentes ciências, como Filosofia, Antropologia etc. Em algumas faculdades, Ciência da Religião pode ser uma especialização, e não uma graduação completa.

Quanto aos cursos, em geral, isso pode variar em cada instituição. Mas, geralmente, Teologia é um curso bacharelado (formação generalista), enquanto Ciências da Religião é uma licenciatura que forma professores para dar aulas de ensino religioso na educação básica. Pesquise como a sua instituição de preferência nomeia e reconhece cada um.

O que você pode fazer

Consultoria: assessorar pessoas e organizações públicas ou privadas que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho. Orientar grupos religiosos e atender instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.

Ensino: dar aulas em escolas de ensinos Fundamental e Médio sobre religião e ética.

Pesquisa: estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana.

Sacerdócio: atuar como padre ou pastor. Como padre da Igreja Católica, é preciso fazer também o seminário.

Mercado de Trabalho

O que um teólogo faz?

O preparo para o ministério é o objetivo de boa parte dos alunos de teologia, mas um contingente dos formandos se dedica ao campo da evangelização e da promoção humana, em obras educativas, organizações de ajuda humanitárias, assistenciais e de saúde, no Brasil e no exterior.

As Forças Armadas costumam contratar o bacharel para atuar como capelão, bem como hospitais e assessorias comunitárias. Grandes empresas também demandam o graduado. ONGs que desenvolvem projetos sociais procuram o teólogo para dar aconselhamento espiritual ou ministrar palestras sobre espiritualidade ao público atendido por elas.

Outra área em alta são as editoras de revistas e livros religiosos. Em último levantamento realizado pelo Instituto Pró-Livro, a estimativo de brasileiros que consomem leitura aumentou de 50% para 56%. Essa mesma pesquisa apontou que a Bíblia lidera o ranking, sendo o gênero mais lido no país (por 42% dos leitores). As obras religiosas aparecem logo em seguida, representando 22% das leituras. Enquanto 25% do mercado editorial recuou, a fatia que representa o mercado editorial religioso recuou somente 4%. 

A maioria das vagas se concentra nos grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste. Embora não exista a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas, diversas instituições oferecem essas disciplinas aos alunos, o que representa mais uma fonte de trabalho para o licenciado em Ciências da Religião.

Curso

Tudo sobre o curso de teologia

Algumas escolas dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões. Outras enfocam o estudo de textos sagrados. O aluno se debruça em profundidade sobre as tradições religiosas que fazem parte de nossa tradição cultural. Nas licenciaturas em Ciências da Religião, o estudante vê também disciplinas como didática e psicologia da educação. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.

Tipos de formação para o curso de Teologia:

Você pode realizar o bacharelado, que permitirá a atuação na atividade sacerdotal. Mas, para trabalhar com pesquisa ou se tornar um professor, é necessário realizar um ano a mais e concluir a licenciatura. Algumas universidades já oferecem o curso na modalidade à distância, como é o caso da Universidade Cruzeiro do Sul.

Atenção: a Falec (PR) oferece o curso de Teologia Espírita; a Fatev (PR), ênfase em missões; e a Itepa (RS), Teologia e Pastoral.

Nota de corte

Há uma oferta pequena de universidades no Brasil que oferecem o curso de Teologia e aceitam a nota do Enem no processo do Sisu. Ainda assim, elas existem! E a média entre as notas de cada uma fica em 587.00, segundo o site Quero Bolsa. 

Duração média: 4 anos.

LEITURA RECOMENDADA:

Somos Todos Teólogos. Uma Introdução à Teologia Sistemática - R. C. Sproul
(Autor), Tiago Santos (Editor)

A Filosofia entre a Religião e a Ciência - Bertrand Russel

Coleção curso Vida Nova de teologia básica - 13 volumes - Vários autores

Você também pode se interessar por:

Publicidade