Transporte
Este tecnólogo planeja e implanta medidas para melhorar a qualidade e a operação do transporte
Este tecnólogo planeja e implanta medidas para melhorar a qualidade e a operação do transporte terrestre, aéreo, ferroviário e fluvial de pessoas e cargas. Também propõe soluções para tornar mais eficiente o trânsito nas cidades.
Nas empresas de logística, faz a gestão de cargas, dimensionamento da frota e roteirização, além de definir o sistema de transporte a ser usado e a forma de armazenar os produtos. No transporte aéreo, administra e promove mudanças em aeroportos visando à qualidade e à segurança de usuários e funcionários.
O tecnólogo em Gestão Portuária e Sistemas Navais atua em portos e empresas marítimas, verificando o cumprimento da legislação aduaneira, a segurança e a logística portuária. O currículo muda conforme a ênfase do curso. Em Transporte Terrestre, o aluno estuda projetos de ferrovias e rodovias e custos de transportes.
Já os cursos de Gestão Portuária enfatizam disciplinas como gestão de armazéns e transporte marítimo. Para obter o diploma, a maioria das escolas costuma exigir estágio.
Duração média: 2 anos.
Outros nomes: Gestão de Terminais Portuários; Gestão Portuária; Log. Aeroportuária; Sist. Navais; Transp. Aéreo; Transp. Terrestre.
Curso
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado