logo-ge

Transporte

Este tecnólogo planeja e implanta medidas para melhorar a qualidade e a operação do transporte

Este tecnólogo planeja e implanta medidas para melhorar a qualidade e a operação do transporte terrestre, aéreo, ferroviário e fluvial de pessoas e cargas. Também propõe soluções para tornar mais eficiente o trânsito nas cidades.

Nas empresas de logística, faz a gestão de cargas, dimensionamento da frota e roteirização, além de definir o sistema de transporte a ser usado e a forma de armazenar os produtos. No transporte aéreo, administra e promove mudanças em aeroportos visando à qualidade e à segurança de usuários e funcionários.

O tecnólogo em Gestão Portuária e Sistemas Navais atua em portos e empresas marítimas, verificando o cumprimento da legislação aduaneira, a segurança e a logística portuária. O currículo muda conforme a ênfase do curso. Em Transporte Terrestre, o aluno estuda projetos de ferrovias e rodovias e custos de transportes.

Já os cursos de Gestão Portuária enfatizam disciplinas como gestão de armazéns e transporte marítimo. Para obter o diploma, a maioria das escolas costuma exigir estágio.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Gestão de Terminais Portuários; Gestão Portuária; Log. Aeroportuária; Sist. Navais; Transp. Aéreo; Transp. Terrestre.

Veja também

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado