Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Reality show pode ser repertório para redação de vestibular?

Entenda como citar o programa e as discussões atuais que ele promove

Por Juliana Morales
Atualizado em 12 jan 2023, 16h28 - Publicado em 29 jan 2021, 10h35

Mesmo após duas décadas, o Big Brother Brasil segue vivo e com grande popularidade no Brasil. O reality show serve de meio para discutir questões sociais como o feminismo e o racismo, além de potencializar  os debates já acalorados na internet. Diante da repercussão desse e de outros programas do gênero, uma dúvida pertinente surge para muitos estudantes: posso citar um reality show na minha redação do vestibular?

A edição de 2020, por exemplo, trouxe episódios que impulsionaram uma discussão sobre feminismo branco e interseccionalidade. Um tema possível de redação num vestibular. Em 2021, o programa pautou debates sobre a cultura do cancelamento, transfobia e xenofobia.

Portanto, a resposta é SIM, os reality shows podem ser citados em redações. Mas vamos entender como e qual é a melhor forma de fazer isso!

Thiago Braga, professor e autor do Sistema de Ensino pH, afirma que o aluno pode usar um aspecto do programa no seu texto desde que “mantenha a formalidade típica do gênero textual cobrado pela banca e que a citação tenha relação direta com o tema”.

A coordenadora de Redação do Curso Poliedro de São Paulo, Gabrielle Zanardi, explica que tudo que lemos e assistimos é repertório: livros, filmes, séries, animações, murais nas ruas, uma foto em uma exposição. De literatura clássica até reality show.

Continua após a publicidade

“Tudo é repertório, mas nem tudo vai para a prova”, ressalta a especialista.

Gabriela explica que, para saber se vale a citação, é importante o aluno perceber se a articulação da citação faz sentido com o argumento, já que ele vai precisar explicar minimamente o porquê inseriu esse conteúdo no contexto. E essa explicação precisa ser simples: o leitor da redação, mesmo que nunca tenha assistido a um reality show, precisa entender rapidamente o motivo da referência.

“Se o estudante perceber que a explicação fica muito extensa, provavelmente, é porque o link entre o repertório que ele quer trazer e a redação não é tão simples e são coisas distantes. É importante que ele tenha esse filtro”, explica a professora.

Braga pondera que, mesmo sendo mais interessante fazer referência em primeira instância que tenha um aspecto interdisciplinar, “os reality shows estão na televisão e nas redes sociais o tempo inteiro, por isso acabam ganhando proporções interessantes para a discussão e para a possibilidade de uso em uma redação no vestibular”.

Continua após a publicidade

A pedidos do GUIA, a banca de redação da Oficina do Estudante desenvolveu uma redação modelo sobre o estigma social das doenças mentais na sociedade brasileira, tema da proposta do Enem 2020, e usou o caso de Raíssa Barbosa, ex-participante do reality show “A Fazenda”, que tem Síndrome de Borderline. É um bom exemplo de como fazer uma referência, leia neste link.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Publicidade

Publicidade
Reality show pode ser repertório para redação de vestibular?
Redação
Reality show pode ser repertório para redação de vestibular?
Entenda como citar o programa e as discussões atuais que ele promove

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.