Clique e assine GE Play por R$16,90

Enem 2020: Poliedro disponibiliza videoaulas gratuitas de Redação

Professores dão dicas e orientações para obter nota mil na redação

Por Juliana Morales - 20 Maio 2020, 12h03

A partir desta quarta-feira (20), o Curso Poliedro vai disponibilizar videoaulas gratuitas de Redação, em seu canal do Youtube, com o foco no texto cobrado no Enem. Ao todo, são 13 aulas ministradas por professores da instituição, que abordam as principais competências exigidas para um bom desempenho na redação do exame.

Entre os temas explorados estão compreensão de texto, desenvolvimento do tema, estrutura do texto, proposta de intervenção e, por fim, as competências que os corretores analisam. Além de dicas para conquistar nota mil na argumentação.

Vale lembrar que redação do Enem é uma das partes mais importante do exame, já que sozinha ela vale 1000 pontos e pode subir toda a sua média da prova. Por isso, é importante treinar bastante, ter um bom repertório e conhecer bem o que a banca espera do candidato. Confira cinco dicas dos professores do Poliedro para a composição de um texto que pode receber nota máxima na prova:

Leitura

Faça uma leitura meticulosa da coletânea oferecida para a redação, interprete as informações e busque entender por que o tema foi proposto. O conteúdo pode ajudar na organização do texto e na defesa de um posicionamento.

Proposta de intervenção

O Enem é uma prova que preza por propostas de intervenção. Então, o primeiro passo, após análise da proposta, é entender se é um problema ou uma questão a se problematizar.

Palavras-chaves

Não esqueça de inserir palavras-chaves acerca do tema. Para começar o texto, pode-se definir e contextualizar um assunto, fazer conexões entre passado e presente ou utilizar técnicas similares que demonstrem o domínio do assunto.

Experiências anteriores

Caso já tenha realizado o exame outras vezes, acesse a redação que produziu e confira quais os pontos positivos e negativos, para, assim, garantir melhor desempenho nas próximas versões.

Estrutura

Não se esqueça de seguir a estrutura proposta, com introdução, tese (que há de ser expandida na argumentação), argumentação, proposta de intervenção e conclusão. Invista em recursos coesivos entre os parágrafos, que chamam a atenção dos corretores e são contemplados como competência.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

Continua após a publicidade
Publicidade