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Fuga ao tema, tangenciamento, perda de foco, rascunho mal pensado… são esses os erros mais cometidos na competência 3 da redação do Enem. Lembrando que, segundo o Inep, essa competência “avalia a articulação entre informações, fatos e opiniões, ou seja, avalia o projeto de texto do participante, e essa articulação considera o texto como um todo, o que inclui, necessariamente, a proposta de intervenção”.
Neste texto, te ensinamos como evitar os erros mais comuns na competência 3.
O erro de tangenciar o tema no Enem
Pode acontecer de um candidato dissertar exatamente sobre a área mencionada no tema do Enem, mas acabar tangenciando-o sem perceber. Este trecho de redação que você vai ler abaixo é uma adaptação de uma redação para o Enem de 2018, sobre a manipulação de dados do usuário pela internet, e exemplifica bem um caso de tangenciamento. Observe:
Segundo as pesquisas do IBGE 90% das pessoas no mundo atual utilizam a internet para diversas necessidades, existem pessoas que utilizam para fazer maldades, outros para trabalho e algumas pessoas usam para se comunicar com amigos, familiares e etc.
Quando o assunto é redes sociais não entra só a parte de comunicações, mas entra a questão dos “fake News”, e as reais notícias que acontecem no dia a dia. Só é manipulado pela internet quem realmente não sabe utilizá-la com caso de necessidade. Existem muitas pessoas que se escondem por trás de um fake para fingir ser uma pessoa que não é. Quando o uso da internet é para trabalho ou para fazer pesquisas e atividades escolares a situação muda totalmente, o maior erro de certos pais é permitir que uma criança de 4 anos de idade tenha liberdade para ter acesso às redes sociais, e é a partir desta situação que envolve a manipulação, pois lá é que se vê diversas coisas, tanto as boas quanto as ruins, e como criança não tem maturidade, ela vai querer fazer igual tudo o que ver.
O trecho que você leu é a introdução e o único parágrafo de desenvolvimento de uma redação. Nele você viu comentários sobre vários aspectos relacionados à internet, não viu?
- fake news;
- uso da internet para maldades;
- uso da internet para o trabalho;
- uso da internet para falar com conhecidos.
Realmente esse aluno sabe bastante aspectos do assunto “internet”.
Porém… onde entra a manipulação de dados nessa história?
Só apareceu no finalzinho do desenvolvimento – tarde demais. O centro da discussão era a manipulação de dados na internet, portanto isso deveria dominar a redação. O tema específico apareceu, mas não era o centro da redação.
Como evitar o tangenciamento de tema?
As dicas que professores dão para evitá-lo são estas:
- Preste total atenção ao que é mais importante na proposta: o aluno acima, por exemplo, não prestou muita atenção ao detalhe específico da manipulação pela internet, e acabou escrevendo tudo que tinha em mente sobre internet;
- Nunca passe imediatamente ao rascunho depois de ler a proposta: dê um tempo, imagine-se como que respondendo à pergunta de um repórter na rua. Assim a chance de deixar escapar algum detalhe fundamental é menor;
- Ao reler, confira se o que você quer escrever na sua redação está 100% ligado ao que a proposta pergunta.
O erro de não desenvolver parágrafos no Enem
Pense: se os parágrafos centrais de uma redação são chamados de desenvolvimento, então eles precisam ser desenvolvidos, concorda?
Não vale fazer como esta redação abaixo:
A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
Algoritmo o grande responsável, se deve ou não ser eliminado das redes sociais.
Comunicação pela internet utilizando aparelhos como: celular, computador, tablet, tv, rádio etc…
Meios que o usuário utiliza para: pesquisa, baixa de aplicativos, comunica com outras pessoas da mesma cidade ou de outro país.
Modernidades com tecnologia avançada, onde som, áudio, imagem e vídeo são de excelente qualidade. Computadores realizam milhares de funções de uma só vez com perfeição e rapidez.
Esses são a introdução e os parágrafos centrais da redação. Como você vê, os parágrafos centrais não foram desenvolvidos, por isso são tão curtos e não têm comentários ou opinião… não têm nada além de algumas afirmações sobre a internet.
A dissertação argumentativa serve para mostrar a opinião de quem escreve, não para informar dados indiscutíveis. Onde está o ponto de vista do aluno nessa história toda?!
Compare com este parágrafo de desenvolvimento de outra redação:
É importante, em uma primeira análise, observar que a internet é uma ferramenta que pode trazer inúmeros benefícios para a sociedade, entretanto, tal ferramenta também pode acarretar uma falsa sensação de liberdade. Ao analisar a frase “tornou-se assustadoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade”, dita por Albert Einstein, vê-se que desde a sua época já se via cada preocupação com o desenfreado avanço tecnológico. Trazendo essa frase para os dias atuais, vê-se que a internet transformou as relações humanas, visto que existem programas que controlam tudo aquilo que o usuário verá, como notícias e anúncios, moldando o seu pensamento de acordo com a vontade dos detentores desses programas.
Diferença gritante, não é?
Lembre-se de que o desenvolvimento precisa ser tão detalhado e explicado que o leitor não tenha dúvidas sobre o que é dito. As dicas dos professores para não falhar no desenvolvimento são estas:
- Treine: quem não treina, não está acostumado a pôr no papel tudo que tem em mente, e fica sempre com a impressão de que não tem nada para dizer;
- Ponha atenção nos parágrafos feitos de uma só frase na redação, desconfie; pode ser que falte desenvolvimento;
- Na hora de reler, veja se vários parágrafos curtos não são parte de um parágrafo maior – é bem comum isso acontecer.
O candidato que consegue ter essa percepção e focar no centro do tema, organizando o texto da melhor forma, mostra autoria. Autoria é isso: passar um tempo considerável lendo e relendo o que escreveu, arrumando tudo, repensando onde vai cada frase, mudando cada trecho de lugar… até chegar no melhor resultado!
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