Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Letra feia zera redação? Tire suas dúvidas sobre caligrafia no Enem

Separamos as 13 perguntas mais comuns quando se trata de escrita – afinal, deixar o texto legível é tão importante quanto escrever bem

Por Luccas Diaz
19 Maio 2023, 11h12
montagem com papel com escritos à mão no fundo, e uma mão branca segurando um lápis em destaque na frente; redação; caligrafia
O princípio é simples: não precisa ser bonita, mas precisa ser legível  (Unsplash/Freepik/Guia do Estudante/Reprodução)
Continua após publicidade

Escrevo em letra cursiva ou bastão? Pulo linha entre um parágrafo e outro? O que eu faço se errar uma palavra? Para além de todas as dúvidas que a preparação para a redação do Enem gera, algumas perguntas básicas – mas importantes – podem ficar perdidas no meio do caminho. Dúvidas em relação à caligrafia e formatação do texto são tão importantes quando aquelas relacionadas ao repertório ou gênero textual exigido no exame. Afinal, é por meio da escrita que as ideias serão passadas para o papel.

Por isso, o GUIA DO ESTUDANTE separou treze dúvidas comuns sobre letra na redação do Enem. Para respondê-las, convidamos a professora Daniela Toffoli, coordenadora de Linguagens do Curso Anglo.

Mas antes de começar, já vamos direto à maior polêmica: letra feia zera redação? Bom, o conceito de beleza é subjetivo, mas se o corretor não conseguir entender o “garrancho”, a resposta é sim. “A caligrafia na qual não é possível compreender o que está escrito zera, sim, a redação. Não só redação, como questões dissertativas também”, explica a professora.

Você pode estar até prestando para Medicina, mas deixe a letra de médico para depois da graduação, combinado? O princípio é simples: não precisa ser uma caligrafia bonita, mas precisa ser legível.

Printscreen de um chat de conversa: o primeiro balão mostra uma palavra escrita a mão, e uma pergunta
Mediciners, deixem a letra de médico para depois da graduação! (Redes sociais/Reprodução)

1. Errei no texto, posso rasurar? Tira ponto? Como fazer isso corretamente?

A rasura, por si só, não gera desconto na nota. O candidato só perderá pontos se a rasura tornar alguma palavra ilegível e, portanto, prejudicar a leitura. O ideal é que ela seja feita da seguinte maneira: (palavra errada).

Continua após a publicidade

2. Posso passar branquinho (o famoso corretivo)?

O uso de corretivo não é nem mesmo permitido entre os materiais que você pode levar no dia da prova. Logo, o uso dele pode gerar desconto, sim.

3. Posso separar sílabas?

Pode, desde que seguindo as regras da gramática para que a separação seja feita corretamente. A translineação (como os vestibulares chamam a separação de sílabas) gera desconto de desvio de escrita caso não seja feita de forma adequada.

+ Saiba o que é translineação e como aplicar na redação

Continua após a publicidade

4. Devo pular linha entre um parágrafo e outro?

Nunca! Sempre deve ser escrito na sequência. Pular linha não gera desconto, mas o aluno perde um espaço precioso que poderia usar no texto.

5. No Enem, a redação não precisa ter título. Mas se eu colocar, devo pular uma linha antes de começar o texto?

Não é necessário – embora os vestibulares que cobrem título, geralmente, deixem um espaço reservado para isso. Quanto àqueles que não cobram título, a sugestão é que ele nem mesmo seja colocado, a fim de que o aluno economize linha para usar no corpo do texto.

6. Na hora de começar um parágrafo, há um tamanho ideal para o espaço antes do texto? Pode haver uma penalização caso eu não dê este espaço?

Continua após a publicidade

Pode, sim, haver penalização caso não esteja claro o espaço do parágrafo, pois isso pode configurar como um texto escrito em monobloco. No entanto, não há um espaço ideal: o importante é que seja visível quando cada novo parágrafo começa.

7. Bastão ou cursiva: tenho que ter um estilo de letra específico para a redação? Isto está previsto no Manual do Candidato?

Não está previsto e, portanto, não há um tipo de letra ideal. A única exigência é fazer uma letra legível a partir da qual seja possível identificar a diferença entre maiúsculas e minúsculas. O Enem pode descontar nota na competência 1 caso não haja a presença das maiúsculas quando necessário (é configurado como um desvio de escrita).

8. Alguns professores já falaram que minha letra é difícil de ler, devo treinar caligrafia para a redação ou os corretores já estão acostumados com os “garranchos”?

Os corretores estão acostumados com “garranchos”, mas não é bom contar com a sorte. Se o professor indicou que a letra é difícil de ler (e deve-se lembrar que ele também está acostumado com garranchos), é importante que o aluno tente treinar caligrafia para torná-la o mais legível possível para a prova.

Continua após a publicidade

9. Existe algum estilo de letra mais vantajoso para a redação, em questão de espaço na folha de redação e tempo de prova?

Não há tipo de letra vantajosa. A letra vantajosa é aquela em que o candidato consiga escrever rápido, que seja legível e que não ocupe muito espaço a fim de que consiga colocar todas as ideias necessárias para a construção do texto.

10. Posso fazer desenhos, “carinhas” ou setas na redação?

Não. Qualquer tipo de marcação estranha à folha de redação pode levar o texto do candidato à anulação. A única marcação, além da escrita, que pode ser feita, é aquela que indica rasura.

11. Existe um tamanho de letra adequado para a redação?

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Letras muito grandes ocupam muito espaço, e sabemos que espaços são preciosos para a construção de um texto consistente e com argumentação robusta. Ao mesmo tempo, letras muito pequenas podem trazer ilegibilidade. O tamanho ideal é aquele em que o candidato consiga colocar todas as suas ideias, de maneira a construir um texto completo e bem argumentado nas 30 linhas que geralmente são destinadas à redação.

12. O corretor vai perceber se eu diminuir a letra para caber mais palavras, ou aumentar a letra para ocupar mais linhas?

Os corretores percebem. A letra pequena indica que o candidato está querendo otimizar o seu espaço, o que não é ruim. Apenas deve-se tomar cuidado porque quantidade de informação não é sinônimo de texto bom. Já quando o candidato aumenta muito a letra, é sinal de que não tem informação suficiente para construir seu texto, e, provavelmente, o corretor irá se deparar com uma argumentação rasa e um conteúdo deficitário. De qualquer forma, o que dita a nota não é o tamanho do texto, e sim o conteúdo que o aluno está trazendo no texto.

13. Se meu espaço na folha de redação acabar, posso escrever nas laterais? E atrás da folha?

Não. Tudo aquilo que ultrapassa as margens delimitadas para a escrita é desconsiderado para correção.

Tem mais alguma dúvida em relação à escrita da redação do Enem? Mande em nossas redes sociais, no @guiadoestudante

Compartilhe essa matéria via:

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Letra feia zera redação? Tire suas dúvidas sobre caligrafia no Enem
Redação
Letra feia zera redação? Tire suas dúvidas sobre caligrafia no Enem
Separamos as 13 perguntas mais comuns quando se trata de escrita – afinal, deixar o texto legível é tão importante quanto escrever bem

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.