No dia da prova, os candidatos da segunda fase da Unicamp receberão duas propostas de redação, mas deverão produzir apenas uma. Diferente dos outros principais vestibulares, a Comvest não tem como padrão o texto dissertativo convencional e, ao longo dos anos, cobrou diferentes gêneros discursivos: da escrita de uma carta a um roteiro de podcast. Diante de tantas possibilidades, o estudante pode ficar apreensivo. Por isso, é importante entender melhor sobre os gêneros e as características da prova em questão. Vamos lá!
Para começar, é preciso estar bem claro que a redação da Unicamp é uma avaliação de leitura e escrita. Ou seja, a universidade pretende selecionar alunos que tenham repertório de leitura. Não apenas que dominam os conteúdos lidos, mas que também sejam capazes de reconhecer e distinguir gêneros textuais.
O professor de redação da Oficina do Estudante Milton Costa fala da importância do estudante ter a habilidade de compreender a hibridização entre os gêneros. Ele exemplifica com o caso de uma carta aberta que não é, necessariamente, sempre um manifesto (a favor ou contra alguma coisa). A função dela pode ser a solicitação de algo. “E também podemos encontrar um manifesto que se expresse em forma de carta aberta, ou não. O texto também pode se manifestar em forma de discurso”, acrescenta. O estudante, então, precisa considerar essas e outras variações.
Quais gêneros podem cair
O estudioso russo da linguagem Mikhail Bakhtin foi o primeiro a entender os gêneros como diferentes modalidades de texto que empregamos nas situações cotidianas de comunicação. Os tipos de texto são caracterizados pelo assunto, a estrutura, o estilo, a finalidade e também considerando com quem e para quem se fala.
A Unicamp pensa em propostas e tipos de texto em que o candidato consiga relacionar de uma forma mais próxima de seu cotidiano. No edital da Comvest não tem uma lista elencando todos os gêneros que podem ser cobrados, já que a banca considera que os diferentes tipos de textos já foram vistos pelos alunos durante o período escolar.
Milton diz que para o aluno conseguir desenvolver um bom texto, tratando de qualquer gênero, ele precisa se colocar tanto no papel de autor como no de quem vai ler. Entender essa situação de produção ajuda, por exemplo, a estabelecer a formalidade ou informalidade adequada ao texto, de acordo com relação do interlocutor com o leitor.
Além disso, muitas propostas da Unicamp trazem instruções e comandos. Atenção: é importante ficar atento às recomendações dadas na própria prova – principalmente, se for um tema que não seja tão comum, como resenha de uma fábula, cobrada em 2016. Nesses casos, Milton aconselha que o estudante “siga estritamente o que o enunciado está dizendo”.
Ao mesmo tempo, o aluno precisa considerar aspectos do gênero cobrado, ainda que não esteja explícito nas instruções. “Alguém já leu algum artigo que não tenha título? Então mesmo que a Unicamp não recomende isso claramente você deve colocar, por ser algo tradicional nesse gênero de texto”, conclui.
+ Mudanças na Unicamp: como se preparar para a prova a partir de agora?
Como é feita a avaliação da redação da Unicamp
Os primeiros critérios de avaliação das provas de redação da Unicamp são: a proposta temática, o gênero e a leitura dos textos da prova. E, por fim, as convenções da escrita e coesão a adequação à norma culta: recursos coesivos, as escolhas lexicais, sintáticas e a ortografia.
Quer entender melhor? Confira neste link a grade de redação que a Comvest disponibiliza
Como se preparar
O professor Milton dá a dica para os estudantes estudarem nesses últimos dias que antecedem a prova: “Mergulhe nas páginas 2 e 3 dos principais jornais, você vai encontrar um número bem interessante de gêneros do discurso que a Unicamp gosta muito”. Ele diz que é essencial ter o contato com cartas, ensaios, artigos, editoriais, debates, reportagens, comentários sobre notícias com registro mais ou menos formais.
Uma outra boa estratégia para entender melhor o estilo da Unicamp é olhar o que foi cobrado em anos anteriores. Para facilitar, compilamos em uma lista os gêneros das últimas cinco provas. Clicando no ano, você vê a respectiva correção comentada, disponibilizada pela própria Comvest, responsável pela elaboração do exame.
Proposta 1: textão de rede social
Proposta 2: manifesto
Proposta 1: discurso político
Proposta 2: relato em um diário
Proposta 1: roteiro de podcast
Proposta 2: crônica
Proposta 1: abaixo-assinado
Proposta 2: postagem em um fórum acadêmico
Proposta 1: texto para uma palestra
Proposta 2: artigo de opinião
Para saber mais detalhes dessas propostas e entender quais eram as temáticas que deveriam ser desenvolvidas em cada um dos gêneros, confira este outro texto do GUIA DO ESTUDANTE.
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