Principalmente no final do ano, é comum encontrar vídeos por aí com dicas milagrosas para se dar bem nos vestibulares, técnicas para gabaritar as questões e supostas regras que podem fazer você zerar na redação. Mas será que tudo isso é verdadeiro? Um vídeo publicado recentemente nas redes sociais, por exemplo, afirmava que o candidato que escrevesse a redação do Enem integralmente com letra de forma, sem diferenciar maiúsculas e minúsculas, perderia pontos na competência 1.
Caso esta seja sua caligrafia, respire fundo! O GUIA DO ESTUDANTE foi atrás da resposta e explica a seguir como funciona essa questão no texto.
Maiúsculas e minúsculas no Enem
Segundo o “Manual de Correção da Redação – Competência 1”, o vídeo do TikTok traz uma informação incorreta. O material afirma que:
“se um participante usa letra maiúscula em todo o seu texto, entendemos que essa é sua caligrafia.”
Ou seja, não tira ponto. Porém, é importante tomar alguns cuidados.
Caso você escreva em letra de forma, mas opte por fazer alguma diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, é preciso seguir as regras das convenções da escrita, como explica o próprio manual. São considerados desvios dessas normas:
- períodos iniciados com letra minúscula;
- nomes de pessoas grafados com letra inicial minúscula;
- nomes de países, continentes e outras áreas geográficas grafados com letra inicial minúscula;
- nomes de eventos e acontecimentos históricos grafados com letras iniciais minúsculas (“Segunda Guerra Mundial”, “Proclamação da República”, “Guerra de Canudos”, “Reforma Protestante”, “Idade Média” etc.) – nesses casos, considera-se um único desvio para o nome como um todo. Ex: “segunda guerra mundial” = 1 desvio;
- “Constituição” ou “Constituição da República Federativa do Brasil” grafados com letras iniciais minúsculas – nesses casos, considera-se um único desvio para o nome como um todo: “constituição da república federativa” = 1 desvio;
- “Estado”, como sinônimo de conjunto das instituições que controlam uma nação, grafado com letra inicial minúscula;
- uso indevido de inicial maiúscula em substantivos comuns, verbos ou pronomes.
Ou seja, se for escrever tudo em letra de forma, sem diferenciar maiúsculas e minúsculas, não há motivo para preocupação. Mas se for optar por essa diferenciação, atenção à listinha acima. Combinado?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.