Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

14 universidades aplicam provas neste fim de semana

Dentre elas, estão seis federais e seis estaduais

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 14 dez 2012, 18h05

A partir deste sábado, 15 de dezembro, 14 instituições brasileiras aplicarão provas de seus processos seletivos 2013. Dessas, seis são federais: UFPE, Unifap, UFPB, IFPE no Nordeste e UFSC e IFPR no Sul do país. No Distrito Federal, a UnB aplica, além da terceira etapa do PAS 2012, a segunda Certificação em Habilidades Específicas 2012. Somente duas universidades particulares aplicam provas: Em Pernambuco, a Unicap aplica o teste único para todos os cursos; enquanto em São Paulo, a FGV aplica a segunda fase do vestibular de Economia.

Veja mais informações sobre cada um dos processos seletivos:

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Prova de Percepção Musical do Vestibular 2013

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza neste domingo, 16 de dezembro, o teste de habilidade específica (THE) para os candidatos ao curso de Licenciatura em Música no processo seletivo 2013. O Comprovante de Agendamento foi liberado ontem, 13 de dezembro. A prova acontece a partir das 8h, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) do campus da Unidade Acadêmica do Recife. Recomenda-se chegar com antecedência de uma hora, levar o documento oficial de identidade, o Comprovante de Agendamento e caneta esferográfica preta. Serão 20 questões de múltipla escolha de percepção musical. A segunda fase acontece em 23 de dezembro, quando haverá uma prova de solfejo e canto ou instrumento. Os selecionados serão divulgados na próxima quarta-feira (19). Outras informações podem ser consultadas no site da UFPE.

Universidade Federal do Amapá (Unifap)
Segunda fase do Vestibular 2013

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) realiza a segunda fase do vestibular 2013 também neste domingo (16). A primeira etapa aconteceu em 21 de outubro, e os classificados são conhecidos desde 5 de novembro. Os locais de prova já podem ser consultados. A prova acontece das 8h às 12h. Os candidatos devem elaborar uma redação e responder seis questões analítico-discursivas. O candidato deve chegar ao local de prova às 7h, portando documento de identidade, comprovante de notificação de inscrição e caneta de tinta preta. A lista de aprovados está agendada para 06 de fevereiro. Outras informações podem ser consultadas no site da Unifap.

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Provas do PSS 1 e 2 do Vestibular 2013

A UFPB realiza nestes domingo e segunda-feira, 16 e 17 de dezembro, as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) para os dois primeiros anos do Ensino Médio. Os locais de prova já podem ser consultados. As provas para os estudantes do terceiro ano acontecem somente em 20 e 21 de janeiro de 2013. A divulgação da primeira lista de classificados está prevista para 1º de março de 2013. Veja mais informações no site da UFPB.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Provas do Vestibular 2013

A UFSC realiza, entre sábado e segunda-feira (15 a 17 de dezembro), entre 14h e 18h, as provas do vestibular 2013. Consulte o seu local de provas. Estão inscritos 36.529 estudantes, que concorrem a 6.031 vagas em 86 cursos e habilitações, nos quatro campi da instituição. A universidade divulgou, em 23 de outubro, o Edital complementar que define o destino de 30% das vagas do vestibular 2013 reservadas para as cotas. Veja mais informações sobre as provas do vestibular 2013 no site da UFSC.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
Provas do Vestibular 2013/1

Neste domingo (16), 50.882 candidatos disputam as 6.872 vagas oferecidas pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para o ano de 2013. A prova acontece a partir das 9h. Recomenda-se que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência, levando carteira de identidade em perfeito estado, caneta esferográfica na cor preta ou azul e o cartão de inscrição. Esta é a primeira vez que a seleção é realizada de forma unificada. As vagas são para os campi localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além das ofertadas nos polos da Educação a Distância (EaD), que ficam em Caruaru, Dias D’Ávila (Bahia), Garanhuns, Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Recife, Santana do Ipanema (Alagoas) e Surubim. Veja mais informações no site do IFPE.

Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Provas do Processo Seletivo 2013/1

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) também realiza as provas do vestibular 2013 neste domingo (16). Consulte o seu local de prova. Os portões serão fechados às 13h45. Os estudantes devem responder 40 questões objetivas de conhecimentos e uma redação em Língua Portuguesa. São oferecidas 3.009 vagas em 87 cursos técnicos e superiores nas cidades de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. Das vagas oferecidas para cada curso, 20% são da cota racial, exclusiva para os candidatos que se declararem negros ou afrodescendentes. Outros 40% das vagas, são reservados para a cota social. Neste caso, apenas candidatos que estudaram em escolas públicas podem participar. Há ainda a reserva de 5% para candidatos indígenas e 5% para aqueles com deficiência. Veja mais informações no site do IFPR.

Universidade de Brasília (UnB)
3ª etapa do PAS 2012

A 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2012 da UnB acontece neste domingo (16), das 13h às 18h. Ela é constituída por provas de conhecimentos gerais e redação em língua portuguesa. O vestibulando deve comparecer ao local de prova com antecedência mínima de uma hora, munido de documento de identidade original, Comprovante de Inscrição e caneta esferográfica de tinta preta. Ao todo, 11.792 estudantes do 3º ano do ensino médio disputam 2.092 vagas em 96 cursos. O curso mais concorrido do sistema universal é Medicina, com 27,93 candidatos por vaga. Os gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C estarão disponíveis a partir das 19h de 19 de dezembro. Já os gabaritos dos itens do tipo D, serão divulgados somente em 11 de janeiro de 2013. O resultado final está previsto para 22 de fevereiro. Veja mais informações no site do Cespe.

2ª Certificação de Habilidades Específicas 2012

Continua após a publicidade

A UnB também continua, a partir deste sábado (15), a aplicar as provas da 2ª Certificação de Habilidades Específicas 2012. Desta vez, a prova será para os candidatos a Arquitetura e Urbanismo, no sábado (15), das 8h às 12h; Desenho Industrial, também no sábado (15), das 14h às 18h; e Artes Plásticas, na segunda-feira (17). Consulte o horário agendado e o local da sua prova. Veja mais informações sobre as provas no site do Cespe.

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

2ª fase PAES 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realiza a segunda etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2013 neste domingo (16). Imprima o seu comprovante de inscrição. Foram inscritos 31.524 candidatos para concorrer às 4.595 vagas para o ano de 2013, sendo 1.911 para o primeiro semestre letivo e 2.684 para o segundo semestre. Dessas, 10% em cada curso é destinada para negros e indígenas que estudaram em escolas públicas e outros 5% das vagas dos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) para pessoas com deficiência. Veja mais informações no site da UEMA.

Universidade Estadual do Ceará (UECE)
2ª fase Processo Seletivo 2013/1

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza a segunda fase do vestibular 2013/1 nestes domingo e segunda-feira, 16 e 17 de dezembro, das 9h às 13h. Todos os exames acontecem nas cidades de Fortaleza, Itapipoca, Limoeiro, Crateús, Iguatu, Quixadá e Tauá. Nesta etapa eles são compostos por uma redação e três provas específicas de acordo com o curso escolhido, cada uma com 20 questões de múltipla escolha. Recomenda-se que os 7.878 classificados para a 2ª fase cheguem com uma hora de antecedência munidos com o documento oficial e original de identidade, o Cartão de Informação e caneta esferográfica transparente de tinta preta ou azul. Informações sobre a data de divulgação do resultado ainda não foram publicadas. Veja mais informações no site da UECE.

Universidade do Estado do Pará (UEPA)
3ª etapa do Prise e Prosel 2013

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) realiza a 3ª etapa do Processo Seletivo (Prosel) e do Prise 2013 neste domingo, 16 de dezembro, das 8h às 13h, horário de Belém. São 8.056 candidatos do Prosel e 5.230 estudantes do Prise para fazer as provas. Nesta última fase, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo língua estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Os vestibulandos devem levar documento oficial com foto, cartão de confirmação de inscrição e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta. São oferecidas 3.262 vagas em 23 cursos de graduação. As datas para publicação do resultado final e matrículas ainda não foram informadas pela instituição. Ourtas informações podem ser consultadas no site da UEPA.

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
2ª fase do Vestibular 2013

As provas da segunda fase do vestibular 2013 da Unesp acontecem neste domingo e segunda-feira, 16 e 17 de dezembro, ambas com início às 14h. Mais de 45 mil candidatos foram convocados para a etapa. Os locais de prova já podem ser consultados. Recomenda-se que o estudante chegue ao local de provas com, no mínimo, uma hora de antecedência. O exame terá duração de 4h30min nos dois dias. O aluno deve levar um documento original de identidade, lápis preto nº2, apontador, borracha, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e régua transparente. O resultado final será divulgado em 28 de janeiro, no site da Vunesp, responsável pelo vestibular da Unesp.

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Provas do 2º Vestibular 2013

A UEPG realiza nestes domingo e segunda-feira, 16 e 17 de dezembro, as provas do 2º vestibular 2013. Os locais de prova já estão disponíveis para consulta. No primeiro dia, os candidatos responderão a questões de conhecimentos gerais e farão uma redação. O segundo dia terá o exame vocacionado. Os gabaritos serão divulgados em 20 de dezembro. Candidatos aos cursos de Música e Artes Visuais fazem também o teste de habilidades específicas em 18 de dezembro. São oferecidas 739 vagas. Outras informações sobre o processo seletivo de verão 2013 podem ser consultadas no site da UEPG.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)
2ª fase do Vestibular 2013 de Economia

A Fundação Getulio Vargas (FGV) realiza no domingo, 16 de dezembro, a segunda fase do vestibular de Economia 2013, em São Paulo. São oferecidas 60 vagas para a turma integral (manhã e tarde). A primeira fase aconteceu em 2 de dezembro. A segunda etapa será no Prédio 1 da FGV Nova de Julho, Rua Itapeva, 432, Bela Vista, em São Paulo/SP. Os portões do prédio serão abertos às 7h e fechados às 7h45. Das 8h às 10h, os candidatos respondem as provas de Matemática. Das 10h30 às 13h serão realizadas as provas de Língua Portuguesa e redação. Os vestibulandos deverão levar para o exame o documento de identidade, Cartão de Confirmação de Inscrição , lápis, caneta esferográfica (azul ou preta) e borracha. A lista de aprovados está prevista para 7 de janeiro.

Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
Provas do Vestibular 2013/1

Os estudantes que se inscreveram no Vestibular 2013 da Unicap, em Pernambuco, fazem os testes no próximo sábado (15), das 8h às 13h. Os candidatos respondem 32 questões de Português, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia, além de uma redação. Os cartões de confirmação da inscrição estão disponíveis. Os candidatos deverão chegar à universidade com uma hora de antecedência, levando documento de identificação que contenha foto e o cartão de inscrição, além de caneta esferográfica azul ou preta. Outras informações podem ser consultadas no site da Unicap.

LEIA MAIS

– Notícias de Vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade