logo-ge

15 dicas para se dar bem na segunda fase da Unesp

Saiba o que comer, vestir e levar para a prova deste domingo (17) e segunda-feira (18)

A segunda fase do vestibular 2018 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) acontece neste domingo (17) e segunda-feira (18). Cerca de 50 mil candidatos vão concorrer a 7.365 vagas em 173 cursos distribuídos entre 23 campi da universidade.

Agora que você já se dedicou aos estudos durante o ano todo, é hora de diminuir o ritmo e se preparar para fazer uma boa prova. Já pensou o que comer durante a prova? Ou se a previsão é de chuva? Pois é, essas coisas, que não se aprendem na escola ou no cursinho, são essenciais para garantir um bom exame.

Na véspera da prova

• Separe o material que vai levar para o vestibular. A Unesp pede que o candidato leve um documento de identidade, uma caneta esferográfica (azul ou preta), lápis nº 2, borracha, apontador e uma régua transparente. Separe dois itens, para evitar contratempos.

• Não coma nada que não está acostumado, nunca se sabe se pode dar alergia ou indigestão. Também nada de abusar nas frituras e comidas muito gordurosas.

• Tente conhecer o local onde fará a prova um dia antes do vestibular, para não correr o risco de se perder e chegar atrasado para fazer a prova.

• Planeje como vai para a prova. Se for de ônibus, saiba exatamente qual pegar. Caso vá de carro, lembre-se de verificar se haverão ruas fechadas e se tem lugar para estacionar no local da prova.

• Durma cedo! Nada de balada ou papo com os amigos na internet até altas horas da noite.

No dia da prova

• Acorde cedo. Para isso coloque o celular, o despertador, o pai, a mãe e o papagaio para te despertar.

• Nada de abusar no café-da-manhã ou no almoço. Fuja também das gorduras e frituras. Uma massa com molho de tomate e uma carne leve, como frango, são uma boa pedida.

• Verifique se pegou todo o material. Não se esqueça de deixar em casa o celular ou qualquer outro equipamento de telecomunicação ou eletrônico. A Unesp proíbe o uso de qualquer aparelho desse tipo durante a prova.

• Não esqueça de levar um pequeno lanche, alimentos leves, como água, uma barra de cereais, frutas. Chocolate é bom também para repor as energias.

• Dê uma conferida na previsão de tempo! Você não vai querer passar quatro horas dentro de uma sala num dia de muito sol com calça e blusa de lã, não é mesmo? Também não vai ser fácil ir de regata e bermuda e passar frio durante todo o exame.

• Aproveite para conferir se vai chover. Se for percorrer algum trecho a pé da sua casa até o local do exame, fique atento. Não vai querer chegar ensopado. E você pode calcular como estará o trânsito. Quando chove, tudo fica mais lerdo: carro, ônibus, metrô.

• Saia de casa cedo! Nada pior do que se preparar por um ano ou mais para uma prova e, no grande dia, você não fazê-la porque bateu com a cara na porta! A Unesp recomenda que o estudante chegue com pelo menos uma hora de antecedência antes do fechamento dos portões, ou seja, até às 13h. Os portões dos locais de prova serão fechados às 14h (início da prova).

Como é o vestibular

No primeiro dia, o exame contém 24 questões aplicadas, sendo 12 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática). Já no segundo, são 12 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e uma redação

• A prova começará às 14h e terá quatro horas e meia de duração. A Unesp informa que os candidatos só poderão sair do local de exame após decorridas duas horas e quinze minutos do início da prova.