Assine com até 65% de desconto

17 universidades aplicam provas neste fim de semana

Dentre as instituições, 5 são federais, 5 são estaduais e 7 são privadas

Por da redação Atualizado em 10 abr 2018, 18h11 - Publicado em 23 nov 2012, 19h13

Esse fim de semana será agitado para os vestibulandos. Candidatos a 17 instituições, incluindo os que prestam o vestibular mais concorrido do país, devem fazer provas entre sábado e domingo, 24 e 25 de novembro. Dentre essas universidades espalhadas por todo o Brasil, 5 são federais, 5 são estaduais e 7 são privadas. Domingo é o dia mais movimentado, com 16 vestibulares diferentes. A única faculdade que só aplica a prova no sábado é a Unisinos, em Porto Alegre.

O estado com mais faculdades aplicando prova é Minas Gerais, com 5 instituições. Ao todo, 12 estados terão processos seletivos nesse fim de semana: São Paulo (Fuvest), Rio Grande do Norte (UFRN), Rio de Janeiro (UFRJ), Minas Gerais (UFLA, Cefet-MG, Newton Paiva, FCMMG, Unimontes), Amapá (Unifap), Goiás (UEG), Paraná (UEPG, Unioeste), Bahia (Unifacs), Distrito Federal (UCB-DF), Maranhão (Santa Terezinha-Cest), Rio Grande do Sul (Unisinos) e Santa Catarina (FURB).

Veja mais informações sobre cada uma das provas:

Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)

A primeira fase da Fuvest acontece às 13h deste domingo (25), em 26 municípios do estado de São Paulo. Os candidatos já podem consultar os locais de prova. A Fuvest seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP, com 10.982 vagas) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (com 100 vagas). Serão 90 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas do Ensino Médio. A segunda etapa será aplicada entre 6 e 8 de janeiro e será composta por provas dissertativas. Consulte o site da Fuvest para saber mais sobre o vestibular 2013.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A UFRN oferece 3.015 vagas no vestibular 2013 e aplica suas provas entre domingo e terça-feira, 25 a 27 de novembro, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Os locais de prova já podem ser consultados pelos estudantes. Este é o último vestibular realizado pela UFRN. A partir de 2014, a instituição adotará integralmente o Enem/SiSU como forma de acesso aos seus cursos de graduação. Outras informações sobre o vestibular 2013 podem ser encontradas no site da Comperve.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFRJ aplica neste fim de semana, 24 e 25 de novembro, o teste de habilidades específicas (THE) para os candidatos aos cursos de Artes Cênicas: Direção Teatral, Cenografia e Indumentária; Artes Visuais/Escultura; Composição de Interior; Composição Paisagística; Comunicação Visual Design; Desenho Industrial/Projeto de Produto; Educação Artística/Artes Plásticas; Educação Artística/Desenho; Gravura e Pintura no vestibular 2013. As provas têm início às 9h e duram 4 horas. Os portões de acesso estarão abertos a partir das 8h. Os estudantes devem levar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) impresso. Demais candidatos de outros cursos que também precisam do THE realizarão suas provas durante o mês de dezembro, de acordo com a agenda da instituição.

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, aplica as primeiras duas etapas do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) neste domingo (25), das 8h30 às 12h, em 7 cidades mineiras, incluindo a capital. Os estudantes fazem a prova da etapa correspondente à sua série no Ensino Médio. As vagas oferecidas são somente para os estudantes do último ano, porém, a prova de domingo servirá para os estudantes acumularem pontos ao longo do Ensino Médio. O desempenho dos candidatos estará disponível somente a partir de abril de 2013. Outra informações sobre o PAS 2012, além dos Editais de cada uma das etapas, estão disponíveis no site da UFLA.

Universidade Federal do Amapá (Unifap)

A segunda e última fase do vestibular 2013 da Unifap acontece na manhã deste domingo (25), das 8h às 12h. Os vestibulandos responderão seis questões analítico-discursivas e uma redação. São oferecidas 1.030 vagas. A lista de aprovados no vestibular 2013 está agendada para 27 de dezembro. A Unifap não prevê cotas em seu processo seletivo, mas o Ministério da Educação (MEC) afirma que as universidades que já lançaram seus editais e não preveem cotas devem alterá-los. A universidade ainda não divulgou informações sobre essas mudanças. Veja mais informações no site da Unifap.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

O Cefet de Minas aplica suas provas neste fim de semana, 24 e 25 de novembro, das 14h às 18h. Os estudantes deverão responder a 92 questões de múltipla escolha e elaborar uma redação, e já podem imprimir seus comprovantes de inscrição. São 5.021 candidatos concorrendo a 405 vagas, distribuídas entre 13 graduações. A pontuação será divulgada em 4 de dezembro, e a classificação final, no dia 18 do mesmo mês. A lista de aprovados está prevista para dois dias depois, 20 de dezembro. Outras informações podem ser consultadas no site do Cefet-MG.

Universidade Estadual de Goiás (UEG)

A UEG aplica seus processos seletivos neste fim de semana, 24 e 25 de novembro. No sábado será aplicada a terceira etapa do Sistema de Avaliação Seriada (SAS) e no domingo será a vez da segunda e última fase do vestibular tradicional 2013/1. A partir de 10 de janeiro de 2013 será possível consultar o desempenho individual dos candidatos, e as listas de aprovados serão divulgadas no dia 17 do mesmo mês. Veja o site da UEG para saber mais sobre cada uma das formas de seleção.

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

A UEPG, no Paraná, aplica as provas das três etapas do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2012 neste domingo (25), das 15h às 19h. Os portões de acesso serão abertos às 13h30 e fechados às 14h30. Os exames são diferenciados pelo número de questões que os candidatos devem responder, mas todos têm em comum a redação. São 60 questões para a prova de Acompanhamento I, 40 para Acompanhamento II e 50 para Acompanhamento III. São oferecidas 479 vagas para os candidatos à terceira etapa do PSS. As datas para divulgação dos resultados serão informadas no dia da prova. Veja mais informações no site da UEPG.

Continua após a publicidade

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Quase 13 mil candidatos farão a primeira fase do vestibular 2013 da Unioeste. São oferecidas 2.329 vagas, distribuídas em 33 cursos de graduação. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h30 e fechados às 13h15. A prova será das 13h30 às 18 horas. Os candidatos já podem consultar seus locais de prova. O gabarito provisório será divulgado já na segunda-feira (26). O resultado da primeira fase está previsto para 3 de dezembro, e a segunda fase já acontece no dia 9 do mesmo mês. O resultado final deve ser divulgado até 21 de dezembro. Consulte o site da Unimontes para saber mais sobre o vestibular 2013/1.

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Os candidatos ao Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2012 da Unimontes farão as provas neste domingo (25), sendo a primeira etapa das 8h às 12h e a segunda e terceira etapas das 15h às 19h. Os estudantes fazem a prova da etapa equivalente ao seu ano do Ensino Médio, e já podem consultar o local de realização de suas provas. O resultado final da terceira etapa, com a lista de classificados, está previsto para ser divulgado até 18 de janeiro de 2013. Os estudantes dos outros anos podem consultar seu desempenho até 29 de março. Veja mais informações no site da Unimontes.

Universidade Salvador (Unifacs)

A Unifacs realiza o processo seletivo para vagas remanescentes 2013 na manhã do domingo (25), das 9h às 13h. Os candidatos podem acessar o site da Unifacs para consultar seus locais de prova. Os portões serão abertos às 8h30. Recomenda-se que os candidatos cheguem com meia hora de antecedência portando o documento original de identidade e o comprovante de inscrição.

Universidade Católica de Brasília (UCB-DF)

A UCB, do Distrito Federal, aplica sua prova a partir das 9h deste domingo (25). A consulta aos locais de prova já pode ser feita pelos candidatos. O processo seletivo da UCB conta com uma redação e quatro provas objetivas, iguais para todos os candidatos. A data de publicação do resultado ainda não foi divulgada pela instituição. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no site da UCB.

Faculdade Santa Terezinha – Cest (MA)

A Faculdade Santa Terezinha – CEST, no Maranhão, também aplica seu vestibular 2013 neste domingo (25), na sede da instituição, av. Casemiro Júnior, 12. São oferecidas, para o primeiro semestre de 2013, 310 vagas nos cursos de graduação de Fisioterapia, Direito, Enfermagem, Nutrição, Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental. O resultado do processo seletivo será divulgado até 29 de novembro. Consulte o site da Santa Terezinha para mais informações.

Centro Universitário Newton Paiva (Newton Paiva-MG)

O Centro Universitário Newton Paiva de Minas Gerais realiza uma das provas de seu processo seletivo para o primeiro semestre de 2013 nesse domingo (25), das 9h às 13h, nas unidades JK e Buritis. A instituição oferece vagas para mais de 30 cursos em diversas áreas de graduação. A data de divulgação do resultado não foi informada. Consulte o site da Newton Paiva para saber mais sobre seu processo seletivo 2013.

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais aplica suas provas às 9h de domingo (25). Os cursos de graduação oferecidos pela instituição são: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. São oferecidas 277 vagas. Para os candidatos do curso de Medicina serão aplicadas as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Química, Biologia, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Redação. Já para os candidatos dos demais cursos serão aplicadas as matérias Língua Portuguesa e Literatura, Biologia, Conhecimentos Gerais e Redação. Saiba mais sobre o vestibular no site da FCMMG.

Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos)

A Unisinos, de Porto Alegre, realiza seu processo seletivo no sábado, 24 de novembro. A prova será dividida entre os períodos da manhã (das 9h30 às 11h30) e da tarde (das 14h às 18h). Primeiro, os estudantes terão duas horas para elaborar uma redação. À tarde, será a vez de 50 questões objetivas. São oferecidas 6.135 vagas entre cursos presenciais e à distância. O resultado final está previsto para 30 de novembro. Outras informações podem ser consultadas no site da Unisinos.

Universidade de Blumenau (FURB)

A prova da FURB acontece das 13h às 18h do domingo (25). Os candidatos devem responder 60 questões objetivas de múltipla escolha e elaborar uma redação. Recomenda-se que os candidatos cheguem ao local com meia hora de antecedência, portando documento de identidade original ou cópia autenticada e o comprovante de inscrição. O resultado do vestibular está previsto para ser divulgado em 7 de dezembro. Saiba mais no site da Furb.

LEIA MAIS

– Notícias de Vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade