Após 112 dias de greve em Minas Gerais, governo tenta minimizar prejuízo a alunos
Vestibulandos e estudantes que vão prestar o Enem são os mais preocupados com os efeitos da greve
Foram 112 dias de greve dos professores da rede estadual de educação de Minas Gerais, comprometendo 72 dias do ano letivo dos alunos de 350 escolas. Agora, a três meses do fim do ano e com o Enem e outros vestibulares se aproximando, o governo tenta minimizar o prejuízo dos estudantes, principalmente daqueles que estão no 3º ano do ensino médio.
Para a reposição das aulas, as escolas estaduais contarão com 2.404 professores extras, que tinham sido contratados desde agosto, quando a greve já completava dois meses, para substituir os docentes do 3º ano do ensino médio. Mesmo com o fim da paralisação, eles permanecerão nas escolas para as aulas repositivas e para outras atividades.
A reposição, segundo o governador Antonio Anastásia (PSDB), deverá ir até março de 2012 e será feita aos sábados e durante as férias escolares.
Uma medida para diminuir os efeitos da greve foi a produção de videoaulas, veiculadas nas manhãs de sábado na rede estadual de televisão. São vídeos de dois minutos com conteúdo voltado para o vestibular.
Outra ação das secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia foi a parceria com o Instituto Henfil, para promover telecursos presenciais preparatórios para o Enem. As aulas acontecem em 79 centros vocacionais tecnológicos. Para participar os estudantes devem se inscrever pessoalmente em uma das unidades.
Apesar das medidas, os vestibulandos estão preocupados com as provas de fim de ano, principalmente com o Enem 2011, que acontece em 22 e 23 de outubro. Muitos estão recorrendo aos cursinhos para manter as matérias em dia, mas outros já estão conformados com o fato de que 2011 pode ter sido perdido e que 2012 será o ano de estudar para valer e passar em alguma faculdade.
– Veja como estudar a menos de 30 dias do Enem 2011
– Você sabe aproveitar o cursinho? Faça o teste e descubra!
Outra preocupação dos estudantes é em relação à documentação que comprova a conclusão do ensino médio. O documento será obrigatório na matrícula, caso passem em alguma universidade. As matrículas costumam acontecer em fevereiro, mas até lá as aulas do ano letivo de 2011 ainda estarão sendo respostas. De acordo com a Secretaria de Educação, os estudantes podem pedir na secretaria a emissão de um documento que comprove sua formatura.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem