POR FÁBIO CALVETTI
Fevereiro é marcado pelo fim das férias. Agora é hora de arrumar mochila, rever amigos e, infelizmente, relembrar como é acordar cedo. Enquanto as aulas ainda não ficam puxadas, aproveite para arrumar um espaço de estudo na sua casa, um lugar especial para você se dedicar durante todo o ano letivo.
Para Adilson Garcia, professor e diretor do colégio Vértice, em São Paulo, um espaço de estudo bem organizado otimiza o aprendizado e também diminui o tempo para realizar tarefas. “Ser organizado no espaço de estudo facilita realizar um trabalho inclusive num tempo menor. Você melhora sua concentração e obviamente não perde o tempo se dispersando”, afirma.
Para você aumentar suas chances de ´passar no vestibular, o GUIA preparou dicas essenciais na hora de arrumar o espaço de estudo.
O lugar
Escolha um lugar da sua casa tranquilo e sem a constante passagem de pessoas. Estudar na sala ou na cozinha é difícil porque é fácil perder a atenção. Se não houver um escritório em sua casa, monte seu espaço de estudo de preferência no seu quarto.
Móveis
Você não precisa de um lugar high tech e com vários objetos decorativos para estudar. Na verdade, uma escrivaninha, uma luminária e uma cadeira confortável, capaz de manter sua postura ereta, são os únicos móveis necessários.
O que deve ter
Lembre-se de guardar ali no espaço de estudo todo seu material escolar (ou do cursinho). Livros, apostilas, cadernos, estojo e calculadora devem estar num lugar acessível. Também deixe livros de consulta, como dicionário, por perto. “Se o material não está em um lugar adequado e o aluno precisa interromper os estudos para procurar livro disso, dicionário daquilo, isso atrapalha a sequência de estudo”, afirma Adilson. E você sabe, esse negócio de interromper os estudos, acaba com aquela famosa paradinha na geladeira.
O que não deve ter
Videogame, computador e telefone são grandes inimigos da concentração. Deixe-os bem longe do seu espaço de estudo. É chato, mas para manter o foco, você não pode ter nada capaz de roubar sua atenção. “O campeão de dispersão do aluno é mesmo o computador. Aconselhamos até que o computador com internet fique em um lugar da casa acessível a todos, sem ser exclusividade do garoto ou da garota”, afirma Adilson.
Organize suas anotações
Vá a uma papelaria e compre uma pasta-sanfona (aquelas com várias divisões) para organizar suas anotações. Durante o ano letivo, utilize um fichário e, a cada bimestre, coloque suas anotações na pasta. Procure separar por disciplinas e, dentro de cada divisória, coloque matérias, revisões e exercícios resolvidos. Essa organização irá facilitar e muito sua revisão antes do vestibular.
“É importante tudo muito organizado para que, na hora que precisar resgatar um conceito, um exercício resolvido, o aluno consiga encontrar o que procura o mais rápido possível”, afirma o diretor do Vértice.
Limpeza e arrumação
Durante o ano letivo, esforce-se para manter seu espaço de estudos limpo e sempre arrumado. Nunca deixe objetos, roupas ou itens que não tem relação com seu estudo neste lugar. Não se esqueça: o segredo para conseguir se concentrar durante o ano é encarar esse espaço como um lugar sagrado, feito exclusivamente para seu aprendizado.