logo-ge

As melhores universidades do mundo para conseguir emprego

A QS Rankings, responsável pela elaboração da lista, fez um levantamento da taxa de ex-alunos empregados

As universidades servem para muito mais do que apenas conseguir emprego. No entanto, o acesso à universidade ainda é uma das principais formas de ascensão social, e por isso muita gente escolhe a instituição em que vai estudar com base apenas em um fator: quão fácil é para os alunos dessa escola arrumarem emprego depois da formatura. Por isso, é interessante saber quais são as melhores universidades do mundo para conseguir emprego.

Foi esse levantamento que o QS Rankings fez. A organização, que elabora diversas listas de rankings universitários, lançou recentemente seu Graduate Employability Rankings 2020. A lista elenca as melhores universidades do mundo para conseguir emprego, e tem algumas diferenças notáveis com relação a outras listas divulgadas pela organização.

Critérios

Para montar a lista de melhores universidades do mundo para conseguir emprego, a QS se valeu de cinco critérios: Reputação entre empregadores, Resultados dos ex-alunos, Parcerias com empregadores, Conexões empregador/estudante e Taxa de empregabilidade dos formandos.

A Taxa de empregabilidade dos formandos, que conta por 10% da nota, é o indicador mais direto. Ele mede a proporção dos formandos daquela instituição que está empregada em tempo integral ou parcial até 12 meses após a formatura. As Conexões empregador/estudante também são um indicador simples: medem o número de empregadores que estiveram ativos no campus da universidade nos últimos 12 meses, e vale outros 10% da nota.

Já as Parcerias com empregadores afere quais universidades estão se unindo a empregadores para produzir pesquisa científica e para gerar parcerias de trabalho com as empresas. Foram consideradas como “empregadores” mais de 2 mil empresas nas listas de maiores do mundo da Forbes e da Fortune. Esse critério vale 25% da nota final.

O Resultado dos alunos, que também vale 25%, é outro critério que vem de listas. A QS analizou os perfis de mais de 40 mil dos maiores empreendedores, criadores e filantropos do mundo (conforme divulgado em mais de 220 listas) para entender onde eles estudaram. Finalmente, a maior parte da nota — 30% — deriva da Reputação entre empregadores, que consiste numa pesquisa aplicada pela QS com mais de 45 mil empregradors para entender de quais instituições eles acreditam que vêm os empregrados mais capacitados.

Uma vez que fatores como produção científica, taxa de alunos por professor e reputação entre pesquisadores não entram nesse cálculo, a lista resultante difere consideravelmente da lista de melhores universidades do mundo. Mas algumas das mesmas instituições que figuram naquela lista dão as caras aqui também. Confira:

As melhores universidades do mundo para conseguir emprego:

  1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) [EUA]
  2. Stanford University [EUA]
  3. University of California, Los Angeles (UCLA) [EUA]
  4. The University of Sydney [Austrália]
  5. Harvard University [EUA]
  6. Tsinghua University [China]
  7. The University of Melbourne [Australia]
  8. University of Cambridge [Reino Unido]
  9. University of Hong Kong
  10. University of Oxford [Reino Unido]

 

Este texto foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar, parceira do Guia do Estudante.