logo-ge

Atualização para a edição GE Fuvest 2019

Publicação está à venda em bancas, livrarias e na internet

 (GE/Guia do Estudante)

O Guia do Estudante Fuvest 2019 já está nas bancas e traz todas as informações sobre o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), incluindo os cursos oferecidos e as matérias mais cobradas.

No entanto, para que a edição pudesse chegar às suas mãos a tempo de ajudá-lo nos estudos, ela teve de ser finalizada no dia 20 de abril de 2018, antes do anúncio de mudanças importantes no exame. 

No dia 21 de maio, a Fuvest anunciou que a segunda fase terá a duração encurtada de três para dois dias de provas, a serem aplicadas em 6 e 7 de janeiro de 2019.

No primeiro dia, permanecem as questões de português e redação. Já no segundo haverá disciplinas específicas, cuja quantidade aumentou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade. 

A Fuvest também apresentou novidades na inscrição: ao escolher sua carreira e curso, o vestibulando terá três opções de modalidade: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Para 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desses 40%, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com essas mudanças, a concessão de bônus deixa de existir. 

Além disso, no vestibular 2019, o número de chamadas de aprovados passará de seis para cinco mais vestibulandos serão convocados para a segunda fase: serão chamados quatro vezes mais candidatos que o número de vagas da carreira. Antes, o máximo era de até três vezes. Com isso, a Fuvest não terá mais o Processo de Reescolha, recurso oferecido após a sexta chamada aos candidatos que fizeram a segunda fase do vestibular e não foram convocados para o curso pretendido.

Saiba mais: Segunda fase do vestibular 2019 da Fuvest terá mudanças.

Veja também

GE Fuvest explica o que cai na prova

Feitas essas correções, vale ressaltar que o GE Fuvest traz muitas outras informações fundamentais para quem deseja se tornar um estudante da USP. A publicação explica, por exemplo, como é a estrutura da USP, o que ela oferece aos seus alunos (incluindo bolsas e auxílios) e como é cada um dos cursos de graduação oferecidos em seus oito campi.

Em relação ao conteúdo do vestibular, uma tabulação exclusiva do Guia do Estudante revela os 86 temas mais pedidos nas últimas edições do exame, divididos por disciplina, com detalhes de como costumam ser cobrados e dicas para estudar cada um deles.

Há ainda dicas para resolver as questões de cada fase – incluindo uma seção só para redação e outra com resumos e análises das obras obrigatórias.

Por fim, para testar se você está realmente preparado para encarar as provas, o GE traz um simulado com questões selecionadas de anos anteriores da própria Fuvest e respostas comentadas.

A publicação está à venda em bancas, livrarias e na internet, neste link.