Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Aumento de vagas para cotistas no Sisu pode melhorar qualidade do ensino público, diz especialista

Até 2016, 50% de todas as vagas oferecidas no Sisu serão reservadas para sistema de cotas

Por Ana Lourenço Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 20 jan 2015, 16h00

Desde a reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009, e a implementação do sistema de cotas, o cenário do ensino superior no Brasil vem mudando bastante. A meta do Ministério da Educação (MEC) é reservar 50% de todas as vagas oferecidas no Sisu para estudantes cotistas em 2016. No Sisu 1º/2015, a meta era de 37,5%, mas foi superada: das 205.514 vagas oferecidas, 82.879 são destinadas às vagas de cotas, o que totaliza 40%.

De acordo com Viviane Flores, consultora educacional e gerente da equipe de assessoria pedagógica da Editora FTD, esse crescimento de vagas abre oportunidade para os alunos de escola pública, o que pode reduzir a evasão do ensino médio – e até aumentar a procura pelo sistema público. "O impacto em relação ao número de vagas já está sendo sentido gradativamente, que é a busca pelo ensino médio público. Qualquer movimento que motive os jovens na entrada e permanência no Ensino Médio pode ser significativa", diz.

Com o aumento da reserva de vagas para estudantes de escola pública, e a chance real de fazer um curso de qualidade na universidade pública, o crescimento do interesse pelo ensino médio público pode trazer mais consequências positivas para a educação brasileira. "Se a escola pública está conseguindo aumentar sua demanda, atraindo e mantendo um grande número de alunos, isso pode gerar ainda uma melhoria na qualidade de ensino oferecido pela rede pública", explica Viviane.

Sisu

O Sisu 1º/2015 está com inscrições abertas desde esta segunda-feira (19). O prazo vai até quinta-feira (22), com a primeira chamada sendo divulgada no dia 26.

Continua após a publicidade

>> Faça sua inscrição

Conheça as categorias de vagas reservadas e veja se você cumpre os requisitos para participar de alguma delas:

Categorias de reserva de vagas para o sistema de cotas – Sisu
1) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
2) Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
3) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente de renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
4) Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade