Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Brasil é último colocado entre 36 países em número de pessoas com diploma universitário

Apenas 11% dos brasileiros têm um diploma de nível superior

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h41 - Publicado em 25 abr 2011, 18h53

O Brasil está em último lugar num ranking de 36 países que aponta o percentual da população entre 25 e 64 anos que tem diploma universitário.

O levantamento é do pesquisador Ernesto Faria, a partir de um relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Dados de 2008 apontam que apenas 11% dos brasileiros entre 25 e 64 anos têm diploma universitário. A média dos 36 países é de 28%. O Chile, por exemplo, tem 24% da população com diploma. A Rússia, 54%.

O atual Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece como meta até 2020 ter 33% da população entre 18 e 24 anos matriculada no ensino superior. Atualmente, somente 17% estão matriculados.

– Salário e formação de professores serão as principais metas do novo Plano Nacional de Educação

A professora Elizabeth Balbachevsky, da Universidade de São Paulo (USP), acredita que a atual situação é reflexo de problemas no ensino médio. No Brasil menos da metade dos jovens entre 15 e 17 anos estão no ensino médio. A questão financeira também é um problema: como 75% das vagas de ensino superior no país são de instituições privadas, muitos não têm condições de pagar e o acesso fica restrito.

"A história nos mostra que a Europa e outras nações como os Estados Unidos e, mais recentemente, os países asiáticos avançaram porque apostaram decididamente na educação. O Brasil decidiu isso nos últimos anos e agora trabalha para saldar essa dívida", diz a pesquisadora.

*com informações da Agência Brasil

LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade