Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Brasil fica de fora do ranking das 100 universidades com melhor reputação do mundo

Com pesquisa, Estados Unidos se consagram como potência mundial da educação

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 10 mar 2011, 10h12

Foi divulgado nessa quinta-feira o Ranking Mundial de Reputação das Universidades 2011, realizado pela Times Higher Education (THE), publicação especializada em ensino superior do jornal inglês The Times. A lista traz as 100 instituições mais bem avaliadas por acadêmicos. Entre elas, nenhuma universidade brasileira foi mencionada. O Brasil, inclusive, foi o único país do Bric – grupo que reúne as quatro nações emergentes mais importantes do mundo Brasil, Rússia, Índia e China – que não apareceu no ranking.

Confira o ranking completo das universidades com a melhor reputação de 2011

Elaborado pela primeira vez, o ranking é resultado de uma pesquisa realizada com mais de 13 mil acadêmicos de 131 países, que avaliaram quais universidades, entre cerca de 6 mil instituições de ensino superior, seriam as melhores para ensinar e conduzir pesquisas.

– Brasil fica em 88º lugar em ranking de educação da Unesco

Essa avaliação faz parte do Ranking Mundial de Universidades 2010-11, publicado em setembro de 2010, que avaliou universidades de todo o mundo a partir de 13 critérios, entre eles a relação estudante/professor, quantidades de alunos e professores estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados e ênfase em pesquisa. Na lista, o Brasil aparece apenas na 232ª posição, com a Universidade de São Paulo (USP).

– Em outro ranking, USP está entre as 150 melhores do mundo

Supremacia norte-americana

O ranking consolidou os Estados Unidos como líderes da educação superior. O país domina a lista de universidades com melhor reputação, com sete instituições entre as 10 melhores colocadas. A Universidade de Harvard ficou em primeiro lugar.

Continua após a publicidade

A lista das dez mais bem cotadas instituições de ensino superior do mundo é parecida com a do ranking de melhores universidades. Mas, existem algumas diferenças importantes. É possível perceber, por exemplo, que a Universidade de Cambridge, do Reino Unido, aparece na 3ª posição no ranking publicado hoje, enquanto no anterior ela ocupava o 6º lugar.

E isso não aconteceu apenas com a universidade do Reino Unido. A Universidade de Tóquio, no Japão, que na lista de universidades com melhor reputação aparece em 8º lugar, no ranking de melhor universidade amarga apenas a 26ª colocação. Esse tipo de constatação é importante, pois mostra que essas instituições são mais reconhecidas pela reputação do que pela qualidade.

Confira as dez primeiras universidades com melhor reputação em 2011:

1. Universidade de Harvard – EUA
2. Instituto de Tecnologia de Massachusetts – EUA
3. Universidade de Cambridge – Reino Unido
4. Universidade de Berkeley – EUA
5. Universidade de Stanford – EUA
6. Universidade de Oxford – Reino Unido
7. Universidade de Princeton – EUA
8. Universidade de Tóquio – Japão
9. Universidade de Yale – EUA
10. Instituto de Tecnologia da Califórnia – EUA

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem


Continua após a publicidade
Publicidade