Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Brasil terá 63 universidades federais em 2012

Presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de mais quatro instituições de ensino no norte e nordeste do Brasil

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h45 - Publicado em 16 ago 2011, 15h12

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (16) a criação de quatro novas universidades federias, no Pará, Bahia e Ceará, que devem ficar prontas até 2012. Com as novas instituições, a rede de universidades federais do Brasil passa a contar com 63 unidades.

Segundo o ministério da Educação, no Pará será aberta a Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com sede na cidade de Marabá, onde atualmente funciona o campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Ceará abrigará a Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), com sede em Juazeiro do Norte. Ela será instalada na atual estrutura do campus Cariri, que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFCE).

A Bahia ganha duas instituições. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras, onde atualmente funciona o campus Barreiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), que terá sede em Itabuna.

No total, as quatro novas universidades terão 17 campi, desses 12 serão novos. Os outros cinco serão transferidos de outras universidades já existentes. Ainda segundo o MEC, outras 12 universidades federais de 11 estados ganharão 15 novos campi.

Além das novas universidades, também serão abertos 47 novos campi universitários e 120 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia distribuídos por todo o país.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade