Assine com até 65% de desconto

“Campeão” dos vestibulares dá dicas de como ter sucesso nas provas

Estudante de 17 anos passa em 1º lugar em Engenharia da USP e em mais outras seis universidades públicas

Por por MARIANA NADAI Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 8 fev 2012, 14h18

O estudante Leonardo dos Anjos Cunha já pode ser considerado um vitorioso. Com apenas 17 anos, e prestando vestibular pela primeira vez, Leonardo foi aprovado em sete universidades (USP, Unesp, Unicamp, Unifesp, Unifei, Unifesp, ITA e IME), sendo o primeiro colocado geral na Escola Politécnica da USP, o primeiro em Engenharia Elétrica na Unesp e Unifei e o segundo colocado em Medicina na Unifesp.

No começo de fevereiro, Leonardo se matriculou no curso Engenharia Eletrônica, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Mas, desde a última sexta-feira (10), quando saiu o resultado da Universidade de São Paulo (USP), o estudante pensou em mudar de curso. “Até sair o resultado da Fuvest, eu estava seguro da minha decisão de fazer ITA. Quando vi que passei em primeiro, fiquei com vontade de ir para a USP. Vou conversar com minha família, mas acho que vou continuar no instituto, eu gosto do clima daqui”, diz o estudante.


Foto: Cezar Siqueira

Para ele, a primeira colocação na Engenharia da USP foi surpreendente. Mesmo tendo se dedicado bastante para passar no vestibular, ele não esperava conseguir resultados tão bons. “Eu imaginava que ia passar na Poli, mas fiquei surpreso por ser o primeiro colocado. Tem gente se preparando há muito mais tempo do que eu, não esperava passar tão bem”, afirma o estudante que foi aprovado para o curso de Engenharia Elétrica.

Muito modesto, Leonardo também ficou admirado pela boa colocação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Não esperava ir tão bem na prova da Unifesp. Fiz o vestibular sem tanta atenção. No mesmo dia, de manhã, tinha feito o processo seletivo do ITA, então segui para a prova da federal meio desleixado”, comenta.

Dedicação e disciplina são a receita para o sucesso
Mas afinal, qual o segredo de tanto sucesso? Segundo o estudante, dedicação e muita disciplina são essenciais para conseguir bons resultados no vestibular. “No ano passado eu intensifiquei a minha rotina de estudos. A meu ver, se você quer ter certeza que vai passar no vestibular, tem que fazer isso”, diz.

E ele estava mesmo determinado. No último ano do Ensino Médio, ao invés de pensar em festas de formatura ou viagens de final de ano, como muitos estudantes no último ano, Leonardo manteve o foco no seu objetivo maior, entrar em uma universidade.

Continua após a publicidade

Para isso, passava o dia todo na escola. Entrava às 7h, para o início das aulas, e saia de lá só às 20h, quando encerrava seu período de estudo. Estudar em casa, nem pensar. “Preferia ficar na escola, além de ter uma boa biblioteca e sala de estudo, não tinha nenhum tipo de distração. Se ficasse em casa, ia querer entrar na internet toda hora”.

Mas, mesmo com tanta concentração, manter o ritmo não é fácil, nem mesmo para os mais disciplinados. A saída de Leonardo foi a criação de metas. “Me propunha a tirar determinada nota no simulado ou então estudava sem parar física, até ter revisado toda a matéria, por exemplo”, explica.

Em meio a tanto estudo, será que Leonardo tinha tempo para se divertir? Segundo o estudante, a sua vida social nunca foi muito agitada. Apesar disso, ele recomenda: é muito importante fazer algum tipo de atividade física. “Eu sempre joguei handball e continuei treinado na escola. Fazer algum exercício físico é bom para extravasar, aliviar a pressão e manter o treino físico para encarar a maratona que é fazer mais de um vestibular”.

Para os mais empolgados com as dicas de Leonardo para passar no vestibular, o estudante esclarece: “sempre fui estudioso. Meu pai viva dizendo que essa era a minha única obrigação, estudar. Além disso, desde o 1º ano do Ensino Médio venho me preparando para passar no ITA.”, diz.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade