100 perguntas e respostas sobre o Enem |
Parte 1 – O exame |
Parte 2 – Inscrições |
Parte 3 – O dia da prova |
Parte 4 – Resultados |
Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser distribuídos hoje (10), inicialmente na região Norte. O Ministério da Educação (MEC) prevê que todos os cartões serão entregues até o dia 25 de outubro.
Os estudantes que não receberem o cartão pelos Correios podem ter acesso à versão virtual, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, na internet. A página específica do exame estará disponível até segunda-feira, 15.
As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília). O cartão de confirmação deve ser levado no dia da prova e apresentado junto com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista.
O MEC informou que o Inep já definiu as 140 mil salas em 1.612 municípios nas quais serão aplicadas as provas deste ano. “Aumentamos o número de itens de verificação para assegurar que todos os estudantes inscritos realizem a prova no local mais próximo possível de sua residência”, afirmou o presidente do instituto, Luiz Cláudio Costa.
A operação logística do Enem deste ano envolve a distribuição de 45 mil malotes, com 11,5 milhões de cadernos de provas, que percorrem 9.728 rotas. Os prazos são seguidos rigorosamente, como estabelece o cronograma.
Atendimento especial
Os candidatos que solicitaram atendimento especial podem saber como será a aplicação de suas provas no site do Enem, por meio de uma nota técnica que traz orientações aos participantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou mobilidade reduzida. Esses estudantes poderão contar com tempo adicional, durante o exame, de 60 minutos, dependendo do tipo e do grau de suas deficiências. Ao todo, 28,3 mil candidatos com deficiência solicitaram atendimento especial.
Calendário
No dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 4, as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e redação. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados para 28 de dezembro.
Leia também
Leia mais:
– O que estudar a menos de um mês do Enem
– Saiba quais são os temas mais cobrados no Enem
– Veja todos os temas de redação que já caíram no Enem
– Saiba a maneira certa de estudar para o vestibular e Enem