Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Cinco universidades aplicam processos seletivos neste fim de semana

Entre as instituições estão duas particulares e três públicas

Por Da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h44 - Publicado em 19 nov 2015, 15h13

Nos próximos dias 21 e 22 de novembro, cinco universidades aplicam provas de seleção para ingresso no ensino superior em quatro regiões do Brasil. Entre as instituições estão a Faculdade Santa Marcelina (Fasm) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), de São Paulo, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), de Minas Gerais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná, e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

No sábado (21), a Fasm realiza seu processo seletivo em dois períodos: das 9h às 13h e das 15h às 18h. De manhã, os candidatos encaram os exames discursivos de Química, Biologia e Redação. Já no período da tarde, é a vez das provas objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física e Língua Inglesa. Segundo as especificações do manual do candidato, para ter acesso às salas é obrigatório apresentar um documento de identidade original com foto.

No mesmo dia, a PUC-Campinas promove a segunda fase do vestibular de Medicina 2016. Das 14h às 18h, os vestibulandos enfrentam as provas discursivas específicas de Biologia e Química. É necessário apresentar documento de identidade original, cartão de confirmação de inscrição, cartão de local de prova e fotografia 3×4 com data, nome do candidato e número da inscrição. Outras informações estão disponíveis no site da universidade.

Ainda no sábado, no centro-oeste, acontece o Sistema de Avaliação Seriada (SAS) 2015 da UEG. Para todas as etapas serão aplicados testes das disciplinas do ensino médio. Além da prova objetiva, os candidatos da terceira etapa também devem realizar uma redação. Os portões serão fechados às 13h e o exame tem início às 13h10. Para ter acesso às salas, os estudantes devem apresentar comprovante de inscrição impresso e documento de identificação original com foto. Durante as provas, só será permitido portar caneta transparente de tinta preta.

No dia seguinte (22), a instituição goiana retoma seus exames de seleção, dessa vez com o vestibular tradicional. Das 13h10 às 17h30, os candidatos deverão elaborar uma redação e responder a 52 questões de conhecimentos gerais. As recomendações para o acesso às salas de prova são as mesmas do SAS 2015 e podem ser consultadas na página do processo seletivo.

Também no domingo (22), no Paraná, quase 19 mil alunos do ensino médio encaram as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) da UEPG. Das 15h às 19h, todos devem elaborar uma redação e responder a questões de conhecimentos gerais, cuja quantidade varia de acordo com o etapa na qual o candidato está inscrito. Os portões serão abertos às 13h30 e fecham meia hora antes do início do exame. A entrada só será permitida mediante a apresentação da ficha de inscrição e de documento de identidade original com foto.

Por fim, em Minas Gerais, a Unimontes realiza seu Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (Paes) 2015. Os candidatos da primeira etapa realizam a seleção das 8h às 12h, já os inscritos nas demais fases serão avaliados das 15h às 19h. Os exames são compostos por questões de todas as disciplinas do ensino médio. Além da prova objetiva, os vestibulandos da terceira etapa também fazem a prova discursiva de Literatura e Língua Portuguesa. Para mais informações, acesse o site do Paes 2015.

Continua após a publicidade
Publicidade