O Conselho Nacional de Educação (CNE) adiou a votação, marcada para hoje (6/04), que estabeleceria as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Os conselheiros avaliaram que é preciso mais tempo para aprofundar o debate sobre o assunto. Durante a reunião do conselho não houve consenso sobre alguns temas e outros pontos deverão ser reconsiderados.
Ainda não há nova data para a votação das novas diretrizes que visam à implantação de um currículo mais flexível e mais autonomia para as escolas do ensino médio. O relatório do conselheiro José Fernandes de Lima sugere que as escolas possam organizar a aprendizagem a partir de áreas mais amplas, em vez das tradicionais disciplinas. O relator também quer que as escolas ofereçam atividades complementares desde que se cumpra uma carga horária mínima de 2,4 mil horas.
Entre as mudanças no ensino médio, o CNE também iria votar a ampliação da carga horária do ensino médio noturno. Os estudantes passariam a ter menos horas de aula por dia, mas ficaram de um semestre a um ano a mais na escola.
O relator defende que a atualização desta etapa de ensino é necessária para adequar a escola aos novos desafios que são colocados à juventude, entre eles mudanças no mundo do trabalho e a aceleração da produção de conhecimentos.
O ensino médio é hoje a etapa mais problemática da educação brasileira. Além de boa parte dos alunos apresentar baixo desempenho escolar, o ensino médio enfrenta uma evasão crônica. Dados de 2009 mostram que 32,8% dos brasileiros entre 18 e 24 anos abandonaram os estudos antes de completar o terceiro ano. Enquanto, no mesmo ano, números do ensino fundamental mostram que apenas 3,7% dos estudantes abandonaram a escola.
*Com informações da Agência Brasil
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