Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Com enunciados claros e textos relevantes, prova da Unesp é elogiada por professores

– Veja o gabarito da primeira etapa do vestibular 2012 da Unesp Com 90 questões a serem realizadas em 4h30 de exames, a prova da primeira fase do vestibular 2012 da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) realizada neste domingo (6), foi muito bem avaliada, tanto pelos alunos, quanto pelos professores. Segundo Luís Ricardo Arruda, […]

Por Gabriela Portilho Atualizado em 16 Maio 2017, 13h46 - Publicado em 6 nov 2011, 20h31

Veja o gabarito da primeira etapa do vestibular 2012 da Unesp

Com 90 questões a serem realizadas em 4h30 de exames, a prova da primeira fase do vestibular 2012 da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) realizada neste domingo (6), foi muito bem avaliada, tanto pelos alunos, quanto pelos professores.

Segundo Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo, a prova apresentou um nível médio de dificuldade. O que, segundo ele, é excelente para uma pré-seleção de primeira fase na qual, idealmente, os alunos deveriam apresentar conhecimentos básicos sobre todas as disciplinas. “Como se trata de uma primeira seleção, é bom que a prova não exija conhecimentos muito aprofundados, já que estamos diante de alunos que se interessam e encaminham para as mais diferentes áreas”, explica. Além disso, os conteúdos se mostraram bem abrangentes, abordando conteúdos bem amplos dentro de cada disciplina.

Confira o caderno de  provas da primeira etapa da Unesp 2012
Confira a galeria de fotos da primeira fase do vestibular da Unesp 2012

Outro ponto positivo, comentado por alunos e professores, diz respeito aos textos de apoio enxutos e intimamente ligados ao tema da questão. “É importante que o texto de referência não seja gratuito, mas sim, dê pistas para o aluno na resolução da questão”, comenta Luís. A aluna Thyne Damares, 18, que quer prestar Ciências da Computação também elogiou a clareza e precisão dos enunciados “A Unesp é uma das provas mais bem feitas. Não é cansativa, é bem organizada e vai direto ao ponto nos enunciados das questões”.

A professora de língua portuguesa do Cursinho da Poli, Cris Bastos também elogiou o caráter conciso, objetivo e claro das questões. Mas fez uma ressalva à escolha do primeiro excerto da prova de Português, um texto de Eça de Queirós que tratava da corrupção na política “O texto tinha um caráter generalista em relação à corrupção, levando àquela velha ideia de que todos os políticos são corruptos, um julgamento clichê e preconceituoso, que tentamos tanto combater nas salas de aula. Reforçar essa ideia é descreditar ainda mais a política”, afirma Cris.

Em relação ao tempo de realização da prova, Luís Arruda afirmou que, na média, foi bastante razoável. As únicas questões que apresentaram um tempo curto de resolução foram as de História do Brasil. O coordenador também elogiou a qualidade gráfica da prova nas quais as imagens tinham muita clareza de impressão, desenhos precisos e uma boa distribuição de textos na página. “A qualidade gráfica da prova da Unesp mostra um verdadeiro respeito para com os vestibulandos”, afirma Luís.

Continua após a publicidade
Publicidade