Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Confira dicas para mandar bem na primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp

Prova acontece neste domingo (11/11)

Por Carolina Vellei Atualizado em 16 Maio 2017, 13h56 - Publicado em 9 nov 2012, 16h21

A primeira fase do vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será aplicada neste domingo (11/11) e terá correção comentada do GUIA DO ESTUDANTE, no mesmo dia, à noite. Em meio à maratona de vestibulares do mês de novembro, o estudante deve aproveitar o tempo que resta para relaxar e conhecer o local de prova. Separamos algumas dicas para mandar bem no vestibular!

– Veja exemplos de redações corrigidas da Unicamp

– Aprenda a fazer uma redação dissertativa-argumentativa passo a passo

– Análise da redação "Quem quer ser um cientista" – proposta do vestibular 2012 da Unicamp

Antes de mais nada, um recado da Comissão para Vestibular (Comvest): "Será proibido entrar nas salas de prova portando celulares. O candidato que for pego com celular (ainda que desligado e/ou sem bateria), durante a realização das provas, será eliminado do vestibular. No ano passado, 50 candidatos foram desclassificados por descumprirem a regra".

Local de prova e horário

Depois desse recadinho importante, outro ponto essencial é conhecer o local de prova. A lista de endereços está disponível no site da Unicamp. Você já conferiu o seu? Não deixe para a última hora. Faça o trajeto com antecência para saber que transportes irá usar no dia. A orientação é que o candidato chegue ao local de prova às 12h. O exame terá início às 13h. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Unicamp seguirá o horário local e não o horário de Brasília.

O que levar

Separe seus documentos com antecedência! Na primeira fase, os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, uma foto 3×4 recente (tirada em 2012), com nome e número de inscrição anotados no verso, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso.

Fora isso, você pode levar uma barrinha de cereal ou outro lanchinho, além de ser altamente recomendado levar uma garrafa de água. Só cuidado para não fazer muito barulho durante a prova para abrir as embalagens e atrapalhar os outros candidatos. Vale o ditado: não faça para os outros aquilo que você não quer para você.

O que não levar

É proibido utilizar aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo. Só lembrando, caso não tenha lido o recadinho alí em cima: o candidato que for pego com celular (ainda que desligado e/ou sem bateria), durante a realização das provas, será eliminado do vestibular da Unicamp. Não haverá opção para guardar o aparelho na sala de prova.

Continua após a publicidade

Durante a prova

O tempo máximo de prova na primeira fase é de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos. Como você precisará fazer dois textos, é recomendado que a primeira coisa que você faça seja ler as propostas de redação. Liste suas principais ideias naquele momento e passe para as questões. Enquanto você assinala as alternativas, sua mente irá se acostumar com os temas e outras ideias podem surgir.

A prova de multipla escolha é composta por 48 questões com as matérias que você já está acostumado no Ensino Médio. Vá fazendo o exame e, se parar em uma questão muito difícil, marque-a e retorne a ela mais tarde. Assim, seu nível de estresse não irá aumentar e ainda economizará tempo. Quando tiver terminado as outras, volte para aquelas que teve dúvida.

Correção do vestibular

O GUIA DO ESTUDANTE fará a correção da prova no site, no mesmo dia, à noite. Ao chegar em casa, descanse e depois confira as questões comentadas.

Depois dessas dicas, desejamos boa sorte e boa prova!

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade