Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Confira dicas para mandar bem na segunda fase da Fuvest 2012

Manter o ritmo de estudos e se preparar para a redação são as principais dicas para quem vai fazer a segunda etapa do processo seletivo

Por por MARIANA NADAI Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 20 dez 2011, 12h58

– Fuvest divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2012

O ano está acabando e com ele chegam as férias de verão. Mas, para aqueles que passaram para a segunda fase do processo seletivo 2012 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) – que será realizado entre 8 e 10 de janeiro -, nada de descanso. A principal dica dos professores de cursinho para os estudantes que querem mandar bem nas provas da segunda fase, é que o estudante mantenha o clima de concentração e muito estudo.

– Fuvest 2012: correção completa da primeira fase do vestibular

Para Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do vestibular do cursinho Anglo, de São Paulo, o candidato tem que festejar, mas com moderação. “Não é para ninguém encher a cara, mas festejar faz bem, a vida não é só estudo. Mas, é muito importante manter o ritmo dos estudos. Acordar cedo e estudar o dia todo”, diz.

A coordenadora do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, também acredita que a melhor receita para conseguir um bom resultado no vestibular da Fuvest é continuar com os estudos. “Dá tempo de fazer um simulado. Pegue a prova do ano passado e tente resolvê-la no tempo que deve ser feito no dia da prova. Com isso, o estudante vai conseguir ver o que tem dúvida, para focar os estudos”, comenta.

Continua após a publicidade

Além de se dedidar às matérias que você tem dúvidas, os coordenadores concordam que ainda dá tempo de fazer uma boa revisão para a prova. “Dá tempo de estudar tudo, claro que não com tanta profundidade, mas é importante manter o estudo amplo, porque a segunda fase da Fuvest cobra todas as matérias para todos os candidatos”, explica Alberto do Nascimento.

Redação é destaque na segunda fase da Fuvest
Além de estudar as matérias do currículo do Ensino Médio, como matemática, física, química, história e geografia, se você passou para a 2ª fase da Fuvest, leia bastante jornais e revistas. Segundo Alessandra Venturi, criar essa rotina de leitura é importante para desenvolver a escrita e a competência leitora, fundamental para a prova dissertativa e, principalmente, para a redação.

Para o professor de redação do cursinho Anglo, Francisco Platão Savioli, é importante que o estudante tenha uma boa bagagem para conseguir desenvolver um bom texto. “Esse tipo de prova avalia a capacidade do candidato de processar seu conhecimento adquirido. Se ele sabe argumentar com clareza, sabe manter a coesão e se sabe ser persuasivo, é preciso convencer o examinador do argumento que está utilizando para justificar o texto”, explica o professor.

Para fazer tudo isso, estar bem informado, antenado e preocupado com as questões que acontecem no mundo é essencial. Mas como conseguir adquirir esses conhecimentos em menos de 20 dias? O professor Platão dá uma dica: “vejam o jornal da TV Cultura, que passa às 20h30 de segunda a sábado. Além de dar a notícia de forma direta, sempre tem um comentarista, que faz uma boa análise do tema exposto. O estudante pode tentar, depois de ver uma reportagem, fazer o seu próprio comentário e depois confrontar com a análise do jornal”, diz.

Outra dica do professor é ter atenção especial à leitura dos textos de apoio à redação. “Toda prova de redação começa com uma boa leitura dos textos de apoio. Sempre digo para os estudantes que ler com atenção esses textos é fundamental”, comenta.

4 dicas para a segunda fase da Fuvest 2012
Curta as festas com moderação Tire os dias 24 e 25 e 30 e 31 para aproveitar com amigos e familiares e descansar. Mas faça tudo com moderação, não vale encher a cara, hein?!
Simule o dia da prova Ainda dá tempo de fazer um simulado com a prova do ano passado e de olhar as questões comentadas da segunda fase da Fuvest 2011. Com isso, você pode ver o que tem dúvida e focar nessas matérias.
Mantenha o ritmo dos estudos Além de focar nas matérias com dúvida, mantenha o ritmo de estudos das outras matérias, afinal desde o vestibular 2010 a Fuvest cobra todas as matérias na segunda etapa.
Leia jornais e revistas Manter esse tipo de leitura ajuda no desenvolvimento da leitura e da escrita, fundamentais para a prova dissertativa e a redação. Além disso, ajuda na formação da bagagem de informações, essencial para o desenvolvimento de uma boa redação.

LEIA MAIS

– Notícias do Enem 2011

Continua após a publicidade
Publicidade