Que tal ter a sua redação corrigida? Ao final desse texto, você encontra um cupom de 20% de desconto para usar na plataforma Redação Online.
Como é uma redação que chega perto ou alcança a nota máxima na Fuvest? O que será que ela tem de tão especial?
Se você gosta de ler redações para se inspirar, este texto é para você.
Mas antes de ler os exemplos, explicamos o que a Fuvest espera dos candidatos na hora da prova.
O que a Fuvest quer ver na redação?
- Habilidade de ler e relacionar adequadamente as ideias e informações dos textos fornecidos;
- Informações coerentes com a opinião e capacidade críticoargumentativa;
- Texto fácil de ler, coeso;
- Sinais de que o candidato fez rascunho e pensou com cuidado na melhor forma de escrever a redação;
- E, logicamente, gramática correta e vocabulário adequado.
O que a fuvest não quer ver na redação?
- Dissertação predominantemente expositiva;
- Argumentação baseada apenas no senso comum;
- Conclusões incoerentes com o desenvolvimento
Portanto, cuidado com fórmulas prontas no caso da Fuvest!
Algumas das melhores redações da Fuvest de todos os tempos
A Fuvest deixou de divulgar as melhores redações em seu site a partir de 2014 – e mesmo até este ano, somente os candidatos tinham acesso à nota do texto.
Por isso, não sabemos a nota exata das redações que você verá a seguir, mas o simples fato de serem escolhidas pela Fuvest como as melhores já indica que os candidatos se saíram bem!
Comecemos com uma das melhores redações da Fuvest de 2013:
Inteligentemente, o candidato usou o texto de apoio, para mostrar habilidade de interpretar e senso crítico de uma só vez.
Não parecia que ele estava conversando com você? O corretor também deve ter sentido isso. Uma das formas de conseguir esse efeito é usar perguntas – mas é preciso fazer isso da maneira correta.
Ele citou o panóptico, de Foucault, mas é possível intuir que não foi um repertório decorado previamente – provavelmente a imagem de apoio fornecida na coletânea o lembrou desta referência.
Vejamos o que podemos aprender com a redação abaixo, que é uma das melhores da Fuvest de 2011:
O tema desta edição tratou do comportamento humano – típico da Fuvest – e o candidato conseguiu abordar o assunto de forma muito didática.
Mostrando senso crítico, ele decidiu apontar que os textos de apoio sugeriram uma situação que não é a realidade.
Também usou exemplos cotidianos e simples na argumentação: simplicidade e a objetividade ajudam demais a entender um ponto de vista.
Mesmo os desvios de gramática não afetaram a qualidade do texto, que está muito bem escrito, mostrando treino e hábito de leitura.
Talvez você não saiba, mas houve um tempo em que a Fuvest não divulgava as imagens das melhores redações. Ainda assim conseguimos alguns exemplos de redações impecáveis.
Esta abaixo tinha um tema bem simbólico: as catracas invisíveis da nossa vida. Foi na Fuvest de 2005.
O começo já deixa a gente com vontade de ler o resto: uma introdução fluida e natural! E nem precisou de muito esforço: ela parte do que a própria Fuvest pedia na proposta.
A pergunta provoca uma tese, e o resto é quase uma conversa com o leitor-corretor. O que você achou daquele parágrafo inteiro só de exemplos? Nada que lembre as redações-padrão que se vê por aí, não é?
Retrocedendo mais um pouco no tempo, temos uma das melhores redações da Fuvest de 2002, que tinha como tema “Como você avalia os responsáveis por sua formação, ou seja, seus pais e familiares, professores, orientadores religiosos, líderes políticos, intelectuais, autoridades etc.?”.
É uma dissertação sobre o que o candidato pensa dos formadores que teve na vida. Ele respondeu ao que se pedia, não deixando dúvidas para o corretor.
Já esta redação para o tema da Fuvest 1999 é tão boa que você vai ler em uma tacada só. Naquela época, a Fuvest ainda revelava a nota das melhores redações, e esta foi avaliada com a pontuação máxima.
Observe como esta se parece mais um artigo de opinião – poderia estar até em um jornal. Depois dessa, é melhor você levar a sério o hábito de leitura.
E a última redação selecionada também teve a nota revelada pela Fuvest: foi um 10! O tema de 1988 é considerado um dos mais difíceis que a Fuvest já organizou, e pedia que o candidato respondesse se “tudo é relativo” e se a realidade seria uma ilusão. Veja o que garantiu uma nota máxima a este candidato:
O candidato se saiu bem ao decifrar o difícil o simbolismo da proposta, usando exemplos da própria proposta na argumentação. É assim que se faz: sempre traga o tema abstrato para o mundo concreto.
Certamente esse candidato tinha treino de escrita a ponto de ser tão objetivo. Uma verdadeira aula, não é?
Com o Redação Online, plataforma de correção de redações, você envia suas redações e recebe as correções detalhadas, de acordo com os critérios avaliativos da prova que vai fazer! Garanta aqui o seu pacote com 20% de desconto usando o cupom GUIADOESTUDANTE20.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.