logo-ge

Conheça dicas importantes para melhorar seu rendimento em um curso a distância

Saiba como organizar sua rotina de estudos para fazer um bom proveito do curso

 

A flexibilidade oferecida pelos cursos de ensino a distância (EaD) não resulta em uma maior facilidade na rotina de estudos e muito menos em menores exigências. Justamente pela ausência da cobrança física de um professor e por possibilitar um ritmo de estudos mais livre, o processo de aprendizagem a distância demanda até mais dedicação do que o estudo presencial.

O aluno de um curso EaD deve ser disciplinado para conseguir manter um ritmo constante de estudos que dê conta das diversas atividades de leitura e escrita exigidas.

Para que você não acumule tarefas e possa fazer um bom proveito do seu curso, reunimos algumas dicas de como organizar melhor os estudos a distância.

Pense bem no tempo que você tem disponível

De nada adianta se comprometer com alguma coisa se você não tem tempo suficiente para ela, e para um curso a distância isso não é diferente. Você precisará dedicar uma parte do seu tempo para os estudos, seja para assistir às aulas ou para realizar as tarefas exigidas.

Disponibilize seu tempo definindo a prioridade de cada uma das coisas que você tem para fazer, sejam elas relacionadas ao curso ou não. Busque sempre um equilíbrio entre o tempo disposto para os estudos, para o trabalho e para o descanso.

Faça um plano de estudos e não o abandone

Defina um plano de estudos para dar conta das leituras e exercícios cobrados pelo curso. Ele pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal – o importante é que ele seja compatível com a sua rotina.

Se mesmo com o plano de estudos você sentir que não está conseguindo ficar em dia com as tarefas, não desista! Você pode revisá-lo e modificá-lo quantas vezes for necessário até encontrar uma forma que se adapte às suas necessidades.

Familiarize-se com as plataformas e os métodos de ensino utilizados pela instituição

Evite futuras dores de cabeça entendendo bem como funciona o sistema utilizado para assistir às aulas ou enviar os trabalhos. Procure explorá-lo sempre que possível para não deixar possíveis dúvidas aparecerem justamente na hora de mandar aquele relatório que não vai ter o prazo de entrega estendido.

Seja proativo

Exponha suas dúvidas: não tenha medo de fazer qualquer pergunta para o professor ou coordenador do curso. Entendendo e sabendo melhor, você só sairá ganhando.

Aproveite também as oportunidades que o curso pode lhe proporcionar: atividades extracurriculares como pesquisa e extensão podem ser oferecidas mesmo para alunos de cursos a distância. Além de trazerem mais aprendizado, elas são interessantes para o seu currículo profissional.

LEIA MAIS

– Notícias de pós-graduação