Conheça Silveira, o doguinho promovido a pró-reitor de Assuntos Caninos na UFSM
Ele já passou por trote, RU, semana de provas e até formatura, agora virou autoridade no campus – e estrela nas redes sociais

Se você está nas redes sociais nas últimas semanas, deve ter se deparado com o cachorro Silveira em algum momento. Dono de um olhar de piedade e um corpo rechonchudo, o doguinho foi promovido a pró-reitor de Assuntos Caninos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na última semana. Tudo graças a sua atuação como mascote não oficial da universidade, sempre esparramado pelos cantos, tomando um solzinho ou interagindo com os universitários. O momento, promovido pelo reitor da universidade, Luciano Schuch, foi registrado e compartilhado nos perfis oficiais da instituição.

“Todo mundo conhece o Silveira, ele é uma lenda aqui”, comentou um estudante da UFSM nas redes. “Silveira é patrimônio da UFSM”, disse uma estudante. “Não só o pessoal de Camobi, mas a cidade toda de Santa Maria conhece o Silveira”, completou outra. Já deu para perceber que o bichinho é popstar, não é?
+ 5 áreas da Medicina Veterinária para fugir do consultório
Quem é Silveira
Podrão Silveira, como é conhecido, vive no campus da universidade, onde tem casinha própria e um sofá preferido (o da Biblioteca Central). Ele, assim como os outros bichinhos da região, é mantido pelo Projeto Zelo, iniciativa da UFSM que arrecada ração, remédios e suprimentos para os animais que são abandonados no campus universitário.
O financiamento vem de vaquinhas online e da realização de bazares. Estima-se que haja mais de 80 animais pelo campus.
Ninguém sabe ao certo a origem do cãozinho: apareceu ainda filhote na UFSM, sem pais ou irmãos, e de lá nunca saiu. Desde cedo, o Projeto Zelo cuidou de todas as medidas necessárias: de remédios e vacinas até a castração.
+ Sabia que o feminino de “cachorro” e “cão” é diferente? Entenda

Nas redes, os estudantes brincam que Silveira, hoje com cerca de 10 anos, passou por todas as fases da graduação: trotes, greves, semanas de prova, refeições no RU e até formaturas. O doguinho é dócil e adora companhia, por isso está sempre rodeado de universitários – que também aproveitam dos momentos com ele para aliviar um pouco do estresse da universidade.
A “rota oficial” do Silveira já é até manjada pelo pessoal: começa de manhã com a galera de Odonto, depois vai para a terapia ocupacional, à tarde, ele passa para o RU (mas não pense que está liberado alimentá-lo, essa parte fica só com o pessoal do Projeto Zelo), e depois zanza entre os corredores da Saúde e a Biblioteca Central.
Seu perfil oficial no Instagram, @silveirapodrao, conta com mais de 117 mil seguidores e conta até com publicidades com bancos famosos e o Ministério da Saúde. Chique, viu?
+ Qual é o coletivo de cachorro?
Como ajudar

Para ajudar com as arrecadações do Projeto Zelo, pessoas de todo o Brasil podem fazer doações para o projeto via o pix “fabiana@ufsm.br”. No campus da UFSM, os estudantes podem auxiliar comprando adesivos e bottoms do “fã-clube oficial do Silveira”.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.