Cruzeiro do Sul Virtual sai na frente e oferece graduação para profissões do futuro
A instituição inova com cursos como Influenciador Digital, Cibersegurança, IA e Computação em Nuvem

Com a entrada da geração Z no mercado de trabalho e a consolidação do mundo digital, novas carreiras ganham destaque na atualidade – principalmente aquelas alinhadas às áreas de inovação e tecnologia. Para se ter uma noção, cerca de 23% das ofertas de trabalho sofrerão uma mudança significativa até 2027, com 69 milhões de novos empregos e 83 milhões eliminados, segundo o relatório anual The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial.
Para Flavio Alves Janones, Diretor-Executivo de Ensino Digital da Cruzeiro do Sul Educacional, a educação precisa seguir essa transformação significativa: “A instituição de ensino precisa acompanhar a evolução do seu público, afinal a universidade se destaca como o ambiente ideal para que as pessoas se capacitem e se preparem para a nova realidade do mundo”.
Por isso, a Cruzeiro do Sul Virtual, marca que é referência em ensino à distância, investe em seu núcleo de pesquisa e desenvolvimento para garantir a efetividade de seus novos cursos em áreas como inteligência artificial, automação, ciência de dados e tecnologia da informação. “Temos como principal missão a formação de profissionais com a melhor empregabilidade. Há uma demanda crescente por atualização de conhecimento e é por isso que desenvolvemos os novos cursos”, aponta o diretor.
Além do curso precursor de influenciador digital, a instituição também oferece as seguintes novidades: Design de Animação, Inteligência Artificial, Cibersegurança, Desenvolvimento Mobile, Ciência de Dados e Computação em Nuvem – estes dois últimos são cursos by Google Cloud. “Nossas parcerias são fundamentais para compreender a complexidade dos novos tempos. Hoje, contamos com mais de duas mil parcerias para que nossos estudantes ingressem com sucesso no mercado de trabalho”, completa Janones.
A Cruzeiro do Sul Virtual também demonstra preocupação em fornecer conhecimento para além do campo técnico. Para Janones, toda graduação de qualidade também precisa focar em “soft skills”, isto é, habilidades interpessoais e comportamentais que são tão valorizadas quanto o conhecimento técnico.
Democratizando a educação
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 66% dos ingressos em cursos de graduação, no ano passado, foram na modalidade EAD.
Para Matheus Henrique Santiago da Silva, de 22 anos, a escolha pelo ensino a distância, em sua primeira graduação, foi motivada pela flexibilidade, permitindo que o jovem organize sua rotina de estudos com os seus compromissos profissionais. “Eu já trabalhava no meio de segurança eletrônica, e quando vi essa graduação na área, percebi que era a base essencial que eu precisava para meus planos futuros: abrir minha própria empresa no setor”, conta Matheus que cursa Cibersegurança na instituição.
Por isso, para atender à crescente demanda, a Cruzeiro do Sul Virtual aposta no modelo remoto de ensino. “Acreditamos no papel transformador da educação na vida das pessoas. Quase 2 mil cidades do país só possuem os cursos EAD como única chance de formação superior. Por isso, queremos levar a educação para todas as classes sociais e para os lugares mais remotos do Brasil”, ressalta Janones.
Contribuindo para democratizar o acesso à educação, o diretor-executivo aponta um importante dado sobre o papel do ensino à distância da Cruzeiro do Sul Virtual: “Cerca de 90% dos nossos estudantes são os primeiros com um diploma universitário na família. Isso significa que nós estamos mudando a vida, não apenas do indivíduo, mas de todos ao seu redor e consequentemente da sociedade brasileira”.
Vale destacar que o EAD permite o uso de metodologias ativas de ensino e na aplicação de objetos e soluções de aprendizagem, tais como: videoaulas de caráter ‘hands on’, webconferências interativas, objetos de realidade aumentada, laboratórios virtuais e ambientes virtuais modernos. “O EAD é de suma importância para o progresso de um país como o Brasil. A aplicação da tecnologia para a interação do estudante com o conteúdo permite experiências de aprendizagem imersivas e mais personalizadas, o que gera autonomia intelectual ao estudante, tornando o modelo muito eficiente”, finaliza o diretor-executivo.
Além das mais de 200 opções de graduação, a Cruzeiro do Sul Virtual também oferece uma ampla gama de cursos de pós-graduação, cursos livres, profissionalizantes e técnicos. Para saber mais, acesse o site.