Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Curso de Medicina da UFC é o mais disputado no Sisu 2013

Mais de 1,2 milhão de estudantes já se inscreveram no programa

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h35 - Publicado em 8 jan 2013, 18h13

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013 mal começaram e já estão despontando os cursos favoritos dos estudantes. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) é o mais disputado pelos candidatos. Até o momento, 9.748 inscritos disputam 140 vagas e a nota de corte do curso chegou a 781,82 pontos.

– Entenda como funciona a nota do Enem para a inscrição do Sisu

– Faça agora a sua inscrição para o Sisu 2013

– Confira a oferta de vagas do Sisu

– Veja passo a passo como se inscrever no Sisu 2013

Continua após a publicidade

Curso de Medicina da UFC é o mais disputado no Sisu 2013

Com 67 vagas disputadas por 7.027 candidatos, e nota de corte de 819,27 pontos, o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apareceu como o segundo mais concorrido, seguindo pelo curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
As cinco instituições mais procuradas no Sisu são: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Nota de corte é apenas uma referência
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga escolhida. A lista dos cursos mais concorridos ainda pode mudar, já que os candidatos podem alterar a opção de curso que se inscreveram até o dia 11, quando termina o prazo de inscrições.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou que a nota de corte é uma forma de orientar os alunos a escolher os cursos. “Tem curso, por exemplo, com 100 vagas que tem quase 9 mil inscritos. Se ele [candidato] está muito abaixo [da nota de corte], ele não vai conseguir entrar naquele curso. Como ele pode mudar as opções quantas vezes quiser até sexta-feira (11/01), ele deve tentar analisar outras opções no mesmo curso ou um curso próximo àquele que ele gostaria de fazer”, disse.

Continua após a publicidade

Recorde de inscritos
Após dois dias no ar, o Sisu já ultrapassou 1.201.148 inscritos e mais de 2.326.353 de inscrições – cada candidato pode fazer duas opções de curso. Os números superam os do ano passado.

Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas chega a 129.319 – 18% a mais em relação a 2012 -, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre. As inscrições estarão abertas até as 23h59 de sexta-feira, 11.

Como se inscrever Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero.

Continua após a publicidade

Durante as inscrições, o candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para 14/01. Os convocados devem providenciar a matrícula em 18, 21 e 22 de janeiro. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Continua após a publicidade

Curso de Medicina da UFC é o mais disputado no Sisu 2013

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Sisu

– Notícias sobre vestibular e Enem

Publicidade
Curso de Medicina da UFC é o mais disputado no Sisu 2013
Universidades
Curso de Medicina da UFC é o mais disputado no Sisu 2013
Mais de 1,2 milhão de estudantes já se inscreveram no programa

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 3,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.