Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Curso de Medicina da UFC é o mais disputado no Sisu 2013

Mais de 1,2 milhão de estudantes já se inscreveram no programa

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h35 - Publicado em 8 jan 2013, 18h13

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013 mal começaram e já estão despontando os cursos favoritos dos estudantes. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) é o mais disputado pelos candidatos. Até o momento, 9.748 inscritos disputam 140 vagas e a nota de corte do curso chegou a 781,82 pontos.

– Entenda como funciona a nota do Enem para a inscrição do Sisu

– Faça agora a sua inscrição para o Sisu 2013

– Confira a oferta de vagas do Sisu

– Veja passo a passo como se inscrever no Sisu 2013



Com 67 vagas disputadas por 7.027 candidatos, e nota de corte de 819,27 pontos, o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apareceu como o segundo mais concorrido, seguindo pelo curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
As cinco instituições mais procuradas no Sisu são: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Nota de corte é apenas uma referência
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga escolhida. A lista dos cursos mais concorridos ainda pode mudar, já que os candidatos podem alterar a opção de curso que se inscreveram até o dia 11, quando termina o prazo de inscrições.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou que a nota de corte é uma forma de orientar os alunos a escolher os cursos. “Tem curso, por exemplo, com 100 vagas que tem quase 9 mil inscritos. Se ele [candidato] está muito abaixo [da nota de corte], ele não vai conseguir entrar naquele curso. Como ele pode mudar as opções quantas vezes quiser até sexta-feira (11/01), ele deve tentar analisar outras opções no mesmo curso ou um curso próximo àquele que ele gostaria de fazer”, disse.

Recorde de inscritos
Após dois dias no ar, o Sisu já ultrapassou 1.201.148 inscritos e mais de 2.326.353 de inscrições – cada candidato pode fazer duas opções de curso. Os números superam os do ano passado.

Continua após a publicidade

Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas chega a 129.319 – 18% a mais em relação a 2012 -, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre. As inscrições estarão abertas até as 23h59 de sexta-feira, 11.

Como se inscrever
Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero.

Durante as inscrições, o candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para 14/01. Os convocados devem providenciar a matrícula em 18, 21 e 22 de janeiro. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Sisu

– Notícias sobre vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade