Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Curso mais concorrido do vestibular de inverno da Unesp ainda não preencheu todas as vagas

Na última chamada, liberada hoje, o curso de Engenharia de Produção ainda tinha 13 vagas disponíveis

Por por MARIANA NADAI
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 10 ago 2011, 17h18

O processo seletivo com a maior concorrência da história da Universidade Estadual Paulista (Unesp), também parece ser o de menor interesse entre os vestibulandos. Em maio, a instituição divulgou que 12.375 estudantes haviam se inscrito no vestibular de inverno, um recorde. Entretanto, o alto número de inscritos não se reverteu em matrículas para a universidade. Na última chamada, divulgada nesta quarta-feira (10), metade dos cursos ainda não tinham preenchido todas as suas vagas.

– Confira a 4ª lista de aprovados no vestibular de inverno da Unesp 2011

Um deles é o curso de Engenharia de Produção, o mais concorrido do vestibular de inverno 2011, com 36,9 pessoas concorrendo a uma das 40 vagas disponíveis. Já na primeira chamada do processo seletivo, a baixa taxa de matrícula no curso foi uma surpresa: apenas um estudante havia efetuado a matrícula. E agora, na última convocação, a graduação ainda tinha 13 vagas disponíveis.

Continua após a publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Vunesp, responsável pela elaboração do vestibular da Unesp, essa foi a primeira vez que isso aconteceu. No vestibular de 2010, por exemplo, o curso também precisou de mais de uma chamada para preencher todas as vagas, mas após a primeira convocação 16 estudantes já haviam realizado a matrícula.

A aparente falta de interesse dos estudantes em entrar na faculdade no meio do ano também atinge outros cursos bem procurados da Unesp, como Engenharia Civil e Mecânica, respectivamente o segundo e o terceiro mais concorrido do vestibular de meio de ano. Nesta última chamada, ainda restavam 17 vagas entre os engenheiros civis e oito na Engenharia Mecânica.

Para a Vunesp, a explicação para o alto número de inscrições e o baixo de matrículas é a quantidade de estudantes que optou por realizar o vestibular como uma preparação para o fim do ano. Em um comunicado, a instituição informou que pela primeira vez a categoria de “treineiro” passou a fazer parte do vestibular e que a totalidade de inscritos nesta modalidade foi composta por candidatos que vão se formar no final deste ano ou depois.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Contudo, a instituição acredita que vários candidatos que queriam apenas participar do processo seletivo como treino para o final do ano não se inscreveram como treineiro e sim de forma regular. Ou seja, o número de inscritos em determinado curso não representa o número de estudantes que estão realmente interessados em ingressar na universidade no meio do ano. A Unesp estuda implementar um processo seletivo simulado, que seria aplicado juntamente com o vestibular regular. Esse processo teria os mesmos instrumentos de avaliação e faria uma classificação em carreiras de interesse do candidato.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Curso mais concorrido do vestibular de inverno da Unesp ainda não preencheu todas as vagas
Universidades
Curso mais concorrido do vestibular de inverno da Unesp ainda não preencheu todas as vagas
Na última chamada, liberada hoje, o curso de Engenharia de Produção ainda tinha 13 vagas disponíveis

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.