PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Datas do Sisu 2024 já estão disponíveis; saiba as novas regras

A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição anual, mas parte dos candidatos ainda deve ingressar no segundo semestre. Entenda!

Por Taís Ilhéu
30 dez 2023, 10h06
Caderno com o logo do Sisu e um lápis
 (Pixabay/Lucas Silva/Guia do Estudante/Reprodução)
Continua após publicidade

O Sisu 2024 já tem data para acontecer! Estudantes interessados em garantir uma vaga em universidades públicas poderão se inscrever no programa entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024. O edital publicado no Diário Oficial da União prevê ainda a divulgação do resultado em 30 de janeiro. Esta edição contará com duas grandes novidades: pela primeira vez, o Sisu ocorrerá apenas uma vez no ano, e as novas regras da Lei de Cotas também passam a valer.

Para participar do programa, basta ter realizado o Enem 2023 e obtido nota maior que zero na redação. Nesta edição, serão oferecidas 264.254 vagas em 127 universidades, distribuídas entre o primeiro e segundo semestre.

Veja abaixo o que muda no Sisu 2024 e o calendário completo.

Sisu único

Como já havia sido anunciado, a partir de 2024 o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) passa a contar com apenas uma edição anual, sempre no início do ano. O processo seletivo do segundo semestre fica abolido – mas isso não significa que o ingresso no meio do ano deixará de acontecer. Explicamos melhor!

A partir do Sisu 2024, os candidatos que se inscreverem na edição única do programa serão classificados segundo seu desempenho. Isso determinará quem entra na universidade no início ou no meio ano, segundo os critérios de cada universidade. Os candidatos não poderão escolher o semestre de ingresso.

Continua após a publicidade

Lei de Cotas

A revisão da Lei de Cotas neste ano estabeleceu uma nova regra para classificação dos candidatos que têm direito à reserva de vagas. A partir de agora, eles serão classificados, primeiramente, na categoria de Ampla Concorrência. Quem não seria aprovado passa a concorrer, então, na categoria de cotas para escolas públicas ou PPI (Pretos, pardos e indígenas).

A regra, que também passa a valer para o Sisu 2024, tem como objetivo evitar distorções e permitir o ingresso de mais estudantes negros, indígenas e de escolas públicas nas universidades.

Cronograma Sisu 2024

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: determinado pelas universidades

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Datas do Sisu 2024 já estão disponíveis; saiba as novas regras
Universidades
Datas do Sisu 2024 já estão disponíveis; saiba as novas regras
A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição anual, mas parte dos candidatos ainda deve ingressar no segundo semestre. Entenda!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.