Dicas para imprimir o diploma universitário, agora que ele é apenas digital
Relaxa, ainda vai dar para pendurar o diploma na parede - e a gente te ensina como!

Com a Portaria nº 70/2025, do MEC (Ministério da Educação), o diploma universitário brasileiro deixou de ser disponibilizado em papel para ser emitido somente em formato digital. Nas redes sociais, a mudança causou polêmicas, com muita gente se perguntando como poderia exibir o diploma na parede de casa, no escritório ou até mesmo na cerimônia de formatura. Dá para entender: esse pedacinho de papel é considerado quase um símbolo físico da conquista da graduação.
A nova medida passou a valer no dia 1º de julho, determinando que universidades públicas e privadas só emitam diplomas no formato digital para os formandos. O arquivo eletrônico, assinado digitalmente conforme os padrões internacionais, passa, assim, a corresponder ao documento oficial.
+ Nem só diploma: pesquisa mostra o que garante emprego na área de formação
Segundo a portaria, a iniciativa visa agilizar, economizar e tornar mais segura a validação dos diplomas, combatendo fraudes e simplificando o acesso. Deixa-se, portanto, de ser obrigatória a emissão do diploma físicos pelas instituições de ensino, tornando a impressão opcional e a depender de cada universidade.
Claro que quem já tem um diploma em papel pode ficar tranquilo: eles continuam válidos. A regra vale para novas emissões, a partir de julho de 2025 — quando só o modelo digital passa a valer para fins oficiais.
E se eu quiser imprimir?

Agora… aqui entre nós: se formar sem ter um diploma físico é um tanto triste. A imagem do diploma, enquadrado e pendurado na parede, ocupa o mesmo espaço que outras passagens simbólicas relacionadas à graduação, como raspar a cabeça ao ser aprovado e se formar usando uma beca. Afinal, quem nunca entrou em um consultório médico ou escritório de advocacia com vários diplomas pendurados na parede? É natural querer demonstrar essa conquista!
Para você que deseja imprimir o seu diploma, o GUIA DO ESTUDANTE reuniu algumas dicas. Mas lembre-se: ele serve apenas para exibição! A validade formal é somente com o arquivo digital assinado eletronicamente.
+ Entenda por que o MEC acabou com o diploma em papel para quem se forma na faculdade
1. Acesse o portal da sua instituição
Entre no portal do estudante ou ambiente virtual oficial da sua universidade, usando login e senha. Procure por algo como “Diploma Digital” ou “Documentos acadêmicos”.
2. Baixe o arquivo
Você encontrará geralmente dois arquivos: o diploma em formato XML (oficial, para fins legais) e a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), em formato PDF. É o arquivo PDF que você deve salvar. O XML serve para validação eletrônica e não é próprio para impressão.
3. Verifique os dados
Abra o documento e confira se:
- Todos os seus dados pessoais e acadêmicos estão corretos;
- Há a identificação e/ou logomarca da instituição;
- Há um QR Code, link ou código de validação — obrigatório para autenticação.
+ Eles já tinham diploma e emprego, mas decidiram migrar de carreira com a Inteligência Artificial
4. (Não obrigatório) Cheque a validade do diploma
Caso queira checar a validade do diploma, acesse o site oficial de verificação do próprio MEC: o verificadordiplomadigital.mec.gov.br.
Para isso, escaneie o QR Code ou insira o código de validação do diploma.
5. Impressão
Use uma boa impressora — preferencialmente, um modelo a laser. Escolha o papel correto, como papel cartão, vergê ou similar, com gramatura mínima de 120g/m², para ter a aparência clássica de diplomas e garantir também durabilidade ao documento. Configure a impressão para alta resolução e cores fiéis. Se preferir ir em uma gráfica, peça ao atendente a impressão de diplomas, que ele saberá configurar.
6. Emoldure o diploma
Com o diploma impresso, agora é só escolher a moldura em que deseja armazená-lo. Lembre-se de comprar uma moldura equivalente ao tamanho do diploma – geralmente, A4 mesmo. Evite pendurar em um lugar úmido, com calor excessivo ou luz direta, para não danificar a impressão.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.