Assine com até 65% de desconto

Dicas para mandar bem na primeira fase do vestibular 2012 da Unicamp

Descansar e alimentar-se bem são algumas dicas para o estudante manter a concentração e ir bem no vestibular

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 11 nov 2011, 09h33

No próximo domingo (13), cerca de 61,5 mil candidatos realizarão a primeira fase do processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas. A apenas dois dias antes da prova, fica aquela dúvida, o que o estudante deve fazer?

– Confira os locais de prova da primeira fase do vestibular 2012

A primeira dica é nada de estudos. Tire a sexta-feira e o sábado para descansar. Aproveite esses dias para ler aquele livro que você gosta, mas não está com tempo por causa dos estudos, ou de ir ao cinema com os amigos e até passear no parque. Enfim, faça coisas que farão com que você não pense na prova de domingo.

Outra recomendação importante é tentar conhecer o local de prova. O estudante deve, entre hoje e amanhã, passar em frente de onde fará o vestibular, para descobrir o melhor caminho e até mesmo calcular quanto tempo precisa para chegar. Neste ano, a Unicamp realizará as provas do vestibular em 22 cidades do Brasil, entre elas São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Fortaleza.

Atenção estudantes! A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), instituição responsável pelo processo seletivo Unicamp, informa que é terminantemente proibido entrar nos locais de prova com celular. O candidato que for pego com o aparelho (mesmo que desligado), durante a realização das provas, será eliminado do vestibular.

Confira mais dicas para fazer uma boa prova

Na véspera
– Separe o material necessário. Você deve levar caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso.

– Lembre-se de já separar o documento original indicado na inscrição e uma foto 3×4 tirada em 2011 (com nome e número de inscrição anotados no verso). Sem isso o estudante não poderá fazer a prova.

– Aproveite a sexta-feira, ou o sábado, para conhecer o local de prova. Faça o trajeto que você terá que fazer no dia, para não se perder no domingo. Se você vai usar ônibus, já veja qual deve pegar. Caso vá de carro, avalie quais as ruas terão menos trânsito.

Continua após a publicidade

– Durma cedo! Nada de balada ou papo com os amigos na internet até altas horas da noite.

O que fazer no dia da prova
– Cuide da alimentação. Nada de abusar no almoço e fuja das gorduras e frituras ou alimentos que você não está acostumado a consumir.

– Deixe em casa o celular e qualquer outro equipamento eletrônico, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova também não poderão ser usados pelo estudante. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.

– Saia de casa cedo. A Comvest orienta os candidatos a chegarem ao local de prova, pelo menos, uma hora antes do fechamento dos portões, às 12h (os portões fecharão às 13h impreterivelmente). Nos Estados onde não há "horário de verão", será seguido o horário local e não o horário de Brasília.

– Antes de sair de casa, de uma última conferida no material que separou no dia anterior. Também não se esqueça de levar um pequeno lanche, algo leve, para consumir durante o exame, como água, uma barra de cereais, frutas. Chocolate é bom também para repor as energias.

Sobre a prova
– A primeira fase da Unicamp será realizado no domingo (13). A prova tem duas partes: a redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

– A prova terá duração de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos.

– A segunda fase do vestibular da Unicamp será realizada entre 15 e 17 de janeiro de 2012. A primeira chamada será divulgada dia 6 de fevereiro.

Para mais informações, acesse o site da Comvest.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade