Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Direito no Sisu: compare as notas de corte no meio do ano e no início

Comparar notas de corte de edições anteriores do processo pode dar uma luz para o candidato que deseja saber suas probabilidades de garantir uma vaga

Por Karolina Monte Atualizado em 27 jun 2022, 21h13 - Publicado em 23 jun 2022, 10h55

Quem já participou de alguma edição do Sisu sabe bem: acompanhar as notas de corte dos cursos – embora gere alguma apreensão – é uma estratégia importante na hora de conquistar a vaga na universidade pública. O que muita gente não sabe é que além fazer esse acompanhamento durante os dias de inscrição, uma boa preparação é consultar como ficaram as notas de corte em edições anteriores do programa. Esse pode ser um indicador da probabilidade que o estudante tem de conseguir a vaga.

Mas, para fazer a comparação, é preciso antes calcular a própria nota média na graduação desejada. A notícia ruim é que ela não é simplesmente a soma das notas nas provas do Enem  (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias e redação) dividida por cinco. Dependendo do curso, a média é calculada de maneira diferente. Graduações da área de exatas, por exemplo, dão um peso maior para as provas de Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza do que os cursos das áreas de humanas. Para saber como funcionam esses pesos, o candidato pode conferir o documento de adesão da instituição, onde estará indicado o cálculo para cada curso.

Já a nota de corte do Sisu não vai depender apenas do próprio candidato, mas também dos seus concorrentes. Imagine a seguinte situação: um curso de Medicina oferece 30 vagas, e 800 pessoas inscreveram-se para elas. O sistema organiza esses concorrentes por ordem descrescente, da maior nota para a menor. A nota de corte será a nota do candidato que ficou em 30º lugar. Todos que tiraram notas maiores que as dele se classificam para o curso, e quem ficou abaixo é “cortado” da seleção – por isso, nota de corte.

Para entender as chances de entrar no curso desejado com base em edições anteriores, basta, então, que o candidato calcule sua nota média e a compare com notas de corte destas edições. Quanto maior for a nota do estudante em relação a elas, maior a chance de ser selecionado. 

É mais fácil no meio do ano? Confira algumas notas de corte em Direito nas edições do Sisu de 2021

Há uma lenda entre vestibulandos de que participar do Sisu no meio do ano é mais fácil do que no início. Isso porque, acredita-se, nessa segunda edição anual as notas de corte seriam mais baixas. Mas será que isso se reflete em todos os cursos? Listamos as cinco maiores e cinco menores notas de corte do curso de Direito nas duas edições do Sisu de 2021. Lembrando que são notas referentes à modalidade de ampla concorrência. Confira e já comece a se preparar para as inscrições!

5 maiores notas de corte de Direito no Sisu 2021/1 

  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)* = 885,02
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) = 856,61
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) = 817,86
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL) = 811,74
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) = 811,29

Veja abaixo as notas de corte mais altas, na mesma categoria de ampla concorrência, na segunda edição de 2021 do Sisu

Continua após a publicidade

5 maiores notas de corte de Direito no Sisu 2021/2

  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)*  = 868,98
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) = 808,76
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) = 798,12
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) = 789,38
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) = 780,55

Agora, confira as notas de corte mais baixas, na categoria ampla concorrência, na primeira edição de 2021 do Sisu

5 menores notas de corte de Direito no Sisu 2021/1

  • Universidade Federal do Tocantins (UFT) = 679,24
  • Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) = 685,44
  • Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) = 685,72
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) = 685,74
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI) = 686,62

E, por fim, as notas de corte mais baixas, na categoria ampla concorrência, na segunda edição de 2021 do Sisu

    5 menores notas de corte de Direito no Sisu 2021/2

    • Universidade Estadual do Piauí (UESPI) = 668,95
    • Universidade Federal do Tocantins (UFT) = 697,72
    • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) = 714,02
    • Universidade Federal da Bahia (UFBA) = 723,63
    • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) = 726,12

    * Até a segunda edição de 2021 do Sisu, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) atribuia uma bonificação regional de 20% na média para estudantes que tivessem cursado o último ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escolas públicas do estado. Esse bônus, que deixou de existir na primeira edição de 2022 do Sisu, contribuia para as notas de corte mais elevadas na UFMA.

     Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

    Continua após a publicidade

    Publicidade