As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vão até esta sexta-feira (22), mas o número de candidatos registrados na quarta-feira (2) já era superior ao total do segundo semestre de 2011.
– Entenda do Sisu passo a passo
– Greve em federais afeta 75% das vagas ofertadas pelo Sisu
– Sisu oferece mais de 10 mil vagas em cursos noturnos
– Sistema dispõe de mais de 6 mil vagas em cursos de licenciatura
– Sisu já registra mais de 480 mil inscrições; número é superior ao da última edição
– Faça sua inscrição para o Sisu
Até as 18 horas desta quarta-feira, 20, já estavam inscritos 484.756 estudantes, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Como cada candidato pode optar por até dois cursos, foram registradas 936.808 inscrições. No ano passado, ao final dos cinco dias, o sistema havia registrado um total de 446.508 candidatos e 849.359 inscrições.
Por enquanto, os estados com o maior número de inscrições recebidas são, respectivamente, Rio de Janeiro (197.517), Minas Gerais (124.460), Ceará (120.045), Maranhão (76.983) e Bahia (66.791).
Para o segundo semestre de 2012 são ofertadas 30.548 vagas em 56 instituições de ensino superior. Os interessados devem se inscrever na página do Sisu na internet, até as 23h59 da próxima sexta-feira, 22. Desde terça-feira, 19, os candidatos podem visualizar a classificação parcial e a nota de corte no próprio sistema.
O Sisu
O Sisu foi criado pelo O Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sistema, é possível localizar cursos e vagas por localidade e instituição de ensino.
Cronograma
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente no portal do Sisu para consulta. Lá mesmo será possível tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
– Faça o download do calendário do Sisu em PDF para não esquecer as datas!
No dia 25 de junho será divulgado o resultado final. Os aprovados em primeira chamada devem fazer a matrícula entre os dias 29 de junho e 9 de julho. Os selecionados para a segunda opção ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e ser convocados na chamada seguinte, a partir de 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir inclusão em lista de espera.
O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema e, caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem