Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Enade: veja a repercussão do exame e o que fazer para justificar a ausência

Prova ainda causa polêmica e pode até atrasar o diploma dos alunos. No entanto, ela é vista com bons olhos pelas universidades

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 13 nov 2009, 16h28

Por Fábio Calvetti

O Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) foi realizado no último fim de semana para avaliar o desempenho dos alunos nos cursos de graduação do país. Cerca de 1,1 milhão de estudantes ingressantes ou concluintes da universidade tiveram de responder 40 questões discursivas e de múltipla escolha. Mas qual a função prática da avaliação? Será que ela traz riscos ou benefícios para os alunos?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas o comparecimento ao Enade estará no histórico escolar do aluno. Ou seja, se o estudante deixou a prova em branco ou a fez de qualquer jeito, ele não será prejudicado. Por isso, o boicote ao exame foi grande. O Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, orientou os alunos a entregarem a prova sem responder uma única pergunta.

BOICOTE
“No Enade, há um choque entre o que o aluno pode fazer e o que a instituição espera dele”, afirma o pró-reitor acadêmico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ademar Pereira. “O grande problema é que, embora o exame seja obrigatório, o aluno não tem comprometimento porque a nota de avaliação não figura em seu histórico escolar. Lamentavelmente, se para o aluno não existe esse compromisso, para o curso existe. Com as notas obtidas dos alunos é que a instituição é avaliada pelo MEC.”

Mas nem todos pensaram em boicotar a prova. Eric Heibel, estudante de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) decidiu se esforçar para ir “razoavelmente bem” no exame.

Continua após a publicidade

Para ele, um bom desempenho pode ajudar em seu futuro profissional. “Tirar uma boa nota vai trazer uma melhor avaliação para a faculdade e isso vai contar no meu currículo. Todos sabem que um curso bem avaliado abre muitas portas na hora de encontrar um bom emprego”, afirma Heibel.

Não só isso. Segundo o pró-reitor do Mackenzie, a nota também é importante para a universidade melhorar possíveis deficiências em cada curso. “Os resultados do Enade nos servem como instrumentos internos de avaliação. São distribuídos para os cursos para que seus núcleos docentes possam examiná-lo e com isso tomar providências.”

COMO JUSTIFICAR
Quem perdeu o Enade tem que correr até 23 de novembro para justificar a ausência. O aluno deve enviar por correio uma cópia autenticada de documento que comprove o impedimento de participar do exame. Além disso, ele deve anexar o requerimento de dispensa e a declaração de aluno regular e habilitado no Enade 2009. Mais informações podem ser encontradas no site do Enade

Continua após a publicidade

Uma comissão do Ministério da Educação terá até 26 de março de 2010 para avaliar todas as justificativas. Caso a ausência não seja justificada, o aluno não poderá receber o diploma. Além disso, ele estará incapacitado de iniciar uma pós-graduação.

DISTRIBUIÇÃO DA PROVAAssim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Enade também causou confusão nos locais da prova. Alguns estudantes tiveram de realizar o exame bem longe de suas casas. É o caso da estudante de Publicidade da Cásper Líbero P.M. Ela não quis se identificar, pois está preocupada se sua justificativa será aceita pelo Ministério da Educação. A aluna dirigiu mais de 30 quilômetros para chegar ao local do exame, com 20 minutos de atraso.

“Passei quatro anos me esforçando, trabalhando e estudando para depois não me formar por causa de uma prova que não é preciso ser respondida. Só a presença é obrigatória. É revoltante”, afirma P.M.

Veja mais notícias de Vestibular e outros exames

Publicidade
Enade: veja a repercussão do exame e o que fazer para justificar a ausência
Universidades
Enade: veja a repercussão do exame e o que fazer para justificar a ausência
Prova ainda causa polêmica e pode até atrasar o diploma dos alunos. No entanto, ela é vista com bons olhos pelas universidades

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 3,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.